MEU EMAGRECIMENTO: Menos 20 kilos na consciência. #PARTE1

E ai meninas, beleza?
Eu andei sumida, mas decidi compartilhar com vocês o que rolou desde que cheguei em Floripa. Pelo antes e depois vocês já devem estar se perguntando: Como assim? 

Então, é textão, mas vale à pena, principalmente se você já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer. Vamos começar: sempre quis, como toda garota, ter um corpão da Gisele Bündchen e com peitos e bunda. ora e por quê não? pensava eu...  Por isso mesmo nunca me aceitei
'Ganhei' corpo muito cedo (menstruei com dez anos.. Culpem os hormônios das rações para frangos e afins), e de quebra meus primeiros kilinhos a mais, de 50kg para 59kg sempre aquelas gramas a mais que quase se iam aos 60kg, na época eu devia ter 1,53 m de altura. Já imaginem os comentários dos parentes que sempre acham que comentando da tua aparência estão te "avisando" pra parar de comer pra não ficar gorda: "Tão bonita!Te cuida pra ti não engordar" diziam eles. Já os avós te acham magrinha porque aparece a saboneteiras, e por isso te enche de comida todas as férias. Esse é o jeito dela dizer que te ama, mesmo que ela mesma não saía de casa se achasse que estava gorda, enquanto quase todas mulheres da família sofriam com compulsão alimentar versus anorexia* e nem sabiam que bichos eram esses.

*Anorexia Nervosa é um distúrbio de imagem, no qual a pessoa não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é, ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis surreais; ao se olhar num espelho vê-se muito mais gorda do que realmente é.

   Nov 2017 com 88,9 kg e 
Nov 2018 com 70,4 kg

Comigo não foi diferente, passei a vida ora fazendo dieta, ora na academia, ora comendo até o reboco da parede, e não podia ver um doce. Uma vez comi açúcar refinado de colher! Pra ti ver o nível de desespero da pessoa!! 

No primeiro ano do ensino médio, já não bastava fazer dieta, eu queria ser a Barbie! Eu procurava inúmeras representações nas revistas de moda (sim! naquela época só existia o msn e o orkut) e pensava em como eu poderia ser como elas, isso sem contar as comparações com as meninas populares da escola. Ponto pra anorexia! Comecei a tomar só um café preto muito doce ao acordar, e uma laranja a tardinha depois da aula e pra isso dar certo eu acordava tarde e pronto, não tinha "fome" pois passava a maior parte do tempo dormindo e não lembro de beber muita água na época.
No entanto, como a restrição gera compulsão,  um dia comi uma B-A-C-I-A de pipocas caramelizadas, e depois enfiei o dedo na garganta.  Emagreci sim, mas nunca estava contente, pois além do sofrimento psicológico da bulimia* eu não queria ser eu mesma. Era quase que um culto a magreza excessiva... 

Foto de Maryel Clayton


No fim do primeiro ano do ensino médio minha mãe descobriu (juntando as pecinhas), parou o carro e começou a me "descascar". Foi horrível! A culpa, o medo, a ideia de ser gorda novamente. Com isso veio a compulsão alimentar*, sem os vômitos, sem os jejuns, cada refeição era a representação da ansiedade dentro de mim. 
Seguiu-se o ciclo, ora dieta focada, ora longos períodos de desânimo e compulsão. Isso sem contar os problemas psicológicos por de traz disso... fiz 5 anos de terapia, resolvi muita coisa com a psicologia que haviam desencadeado esse comportamento, mas teve coisas que nem a psico deu jeito e cheguei no meu extremo... Quase noventa kilos com depressão/ ansiedade, síndrome do pânico, síndrome do intestino irritável e vomitar se tornou uma tortura mesmo quando estava realmente passando mal. Nem os remédios deram conta, porque o "buraco" era mais embaixo.

*Bulimia nervosa é um transtorno alimentar. É caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos por comportamentos compensatórios como, por exemplo, a provocação de vômito.

*A Compulsão alimentar é um distúrbio caracterizado pela falta de controle habitual. Existe uma vontade incontrolável constante, uma necessidade de comer, de ingerir alimentos, mesmo sem sentir fome. E mesmo estando satisfeita, a pessoa não para de comer, o que leva a ingerir enormes quantidades de alimentos em muito pouco tempo.


Abril de 2018 · 84,5kg 
Depois do Shake
Praia da Daniela/Fpolis

Desde que cheguei em Florianópolis, sentia que o lugar transpirava saúde, todas as pessoas fitness, correndo na beira mar e comendo comidas saudáveis e veganas. Como eu trabalhava caminhando uns 10 mil passos por dia comecei a tomar Herbalife, sem a neura do efeito sanfona como antigamente, foi mais pra dar um ponta pé inicial. Assim, ali naquela foto da praia, em Abril de 2018, em cerca de dois meses eu já tinha voltado para o "meu peso" 84,5kg, com um pote de shake, proteína isolada de soja e um chá de guaraná pra dar conta do pique do trampo. Fiquei bem faceira, como dizemos lá na terrinha.

Nesse período eu comecei a ver uns vídeos sobre propósito que apareceram de links patrocinados no Insta e no Face. Depois de muito tempo distante, levantei o braço aos céus orei ao meu Deus e pedi Socorro! Percebi que eu não conseguiria mudar por mim mesma, e atolada em mais um episódio de depressão profunda e frustrada comigo mesma, queria morrer! minha vida não podia ser só aquilo! Eu trabalhava numa balada de dez a onze horas por dia, bebia e  fumava como remédio pra aliviar tudo o que eu sentia.
Naquela noite eu orei ao Pai com toda a sinceridade, contei tudo, sem reservas! Todas as minhas dores e pedi ajuda, me lembrando da história de uma certa mulher, que tinha um fluxo de sangue constante até que ela tocou em Jesus. Senti meu braço se eletrizar naquela noite, vi como se cada vaso sanguíneo estivesse cheio de poder, como raios, como nos filmes de magia. 
Em um vídeo que falava sobre metas, disseram que as metas para um ano devem caber num guardanapo de papel, fiz minha lista, não como metas, mas como uma oração e um dos pedidos foi emagrecer meio kilo por semana até voltar ao peso de quando conheci meu marido (70kg), mesmo afastada da igreja desde 2013, naquela oração eu só pensava em ser uma pessoa normal, pelo menos que não chamasse atenção por ser gordinha.



Na Páscoa de 2018, depois daquela oração, sobrou chocolate  na geladeira, isso foi inédito! Nunca na minha história eu ia deixar pra comer depois, e durou mais de uma semana.
Nesse ínterim comecei a pesquisar sobre saúde e descobri algo chamado "comportamento alimentar" e vi onde estava o erro. Conheci a @mmbottan, o @naosouexposicao, a @sophiederam.br e algumas outras contas no Instagram, por fim entendi: restrição gera compulsão. "Eureka! Como  nunca percebi isso"  com esse upgrade, não pratiquei mais a restrição pra não gerar a compulsão, emagreci mais dois kilos, chegando nos 82kg em um mês ( menos meio kilo por semana como havia pedido ✌).

Em 1° maio de 2018 fui numa balada aqui em Floripa e: salto fino + piso molhado = escorreguei, meu joelho não aguentou: estirão do ligamento, lesão no menisco, na rótula e umas fissurinhas ósseas. Fui pra casa da minha mãe no RS para poder fazer os exames e tratamentos necessários, porque aqui em Floripa é o dobro do preço.

Fisioterapia com choque
São Sepé/RS

Um dia fui na igreja com a mãe, a mesma que eu ia quando era mais nova. Também conheci o Dunamis Sprint por um link patrocinado  no Facebook (o movimento que falei no post anterior). Percebi que não podia mais viver longe do amor do Pai e me reconciliei com a minha igreja mãe, a Assembleia de Deus de São Sepé/RS. E conheci por indicação a Palavra Viva Church em Floripa, também pelas Lives do Facebook, o mais doido é que eu passava na frente da Palavra Viva toda semana e até então não sabia que aquele prédio preto era uma igreja.






Quando eu voltei pra casa o Espírito Santo me levou a uma palavra na Bíblia lá em Daniel, em que o mesmo pede ao chefe dos moços do Palácio para não comer dos manjares do rei (era festa todo dia) muita carne e vinho. Fiz a mesma experiência, fui vegetariana por um tempo, foi ai que aprendi de verdade a comer salada. Compreendi o que significa os manjares do rei: é tudo aquilo que não tem nutrientes, ou seja, não da pra viver de lanches, doces e salgadinhos, por exemplo. Importa o que eu vou colocar pra dentro, tenha valores nutricionais, vitaminas, minerais e afins da forma mais natural e com equilíbrio, sem deixar de comer nada.
Em outro momento fui ler novamente e vi a aliança que Deus fez com Noé: "Assim como dei a vocês os cereais e os vegetais por alimento, também lhes dou os animais." Gênesis 9:3 NVT.
Então posso sim comer carne, mas como naquela pirâmide alimentar da nutricionista. Não faz mal comer um  churrasco de vez em quando, até porque faz parte da roda de amigos, mas o que mantém os nutrientes necessários é daquilo que vem da terra, o menos processado possível.



Esse é o Aplicativo Fat Secret que ao final do dia eu anotava o que  comia só para ver as porcentagens e saber se eu estava comendo bem de acordo com os gráficos 
carbo x proteína x lipídeos. 
Mas não usei de louca controladora, deixei ser um processo natural de mudança interna. Usei um outro pra medir a quantidade de água e outros líquidos ingeridos, também ao final do dia.


O Espírito Santo ministrou no meu coração, através da palavra, sobre ansiedade, tristeza, medo, e só Ele completou o vazio de dentro de mim com o Seu amor. Esse vazio que todo mundo tem, e tenta preencher com tanta coisa mas ainda tá lá. Vi que ninguém no mundo me ama como Deus me ama, e esse amor foi por mim e por ti, e só o "verdadeiro amor lança fora todo o medo" I João 4:18. Não são apenas palavras que mudam as nossas vidas, somente Deus é capaz de nos transformar com seu amor e poder, e se a gente deixar, a ponto de quando tenho que escolher algo quando saio para comer, não escolho coisas tão gordurosas, não que eu não coma pizza ou beba uma coca cola, mas peço sempre orientação do Espírito Santo na hora de escolher. 
Não deixei de comer nada, bebi refrigerante, comi chocolates, e lanches, mas nem se compara em proporções com o meu passado, ate porque a restrição gera compulsão, assim como "a força do pecado é a lei", aquela velha ideia de que tudo que é proibido é mais gostoso.


Edit: Nov 2019 · 65,7 kg
Praia do Sambaqui/Fpolis com o marido 💖

Outra coisa bem importante é ouvir o próprio corpo, ele vai saber quando está com sede e não fome, no início comecei a ouvir o meu estômago roncar, literalmente, pois o certo é comer quando tem fome mesmo. A gente leva cerca de 20 minutos pra o cérebro assimilar que comeu e cerca de 5 horas pra uma digestão  completa. No meio desse tempo temos que perceber que a quantidade de água que a gente precisa pra não viver desidratado é enorme, mais de dois litros por dia, dependendo do peso x altura.



Ainda tenho uma boa jornada pela frente, porque cuidar do corpo, inclui fazer exercícios, além do meu trabalho (meu recorde foram 12 mil passos no pedômetro em um dia), e isso pra mim ainda está em andamento. Subo escadas, ando a pé sempre que dá e faço alongamentos e danço, às vezes, em casa. 
Estamos todas no mesmo barco! Aprendendo um pouco todos os dias. Que Deus nos ajude e nos transforme pela renovação da nossa mente! Romanos 12
O principal é saber, como o apóstolo Paulo falou, "que tudo me é lícito, mas nem tudo me edifica. Tudo me é permitido, mas não devo me tornar escravo de nada". I Coríntios 6:12 NVT

Beijos de uma blogueira raiz,
Xoxo 😘

Se você acha que deve enviar esse post pra alguém, envie. Essa pode ser uma sementinha no coração de alguém que está em sofrimento 💜


Um comentário:

Danielle disse...

Vi teu post no face sem querer e me chamou atenção, pois estou numa luta "interna" pelo mesmo motivo, dos 60kg aos 84kg em dois anos... Me motivei muito lendo. Parabéns!

Danielle Kilian
diariamentedicas.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...