AUTOMAQUIAGEM


Guia base para automaquiagem


 Andy Sachs do Filme "O diabo veste Prada".


Saber se maquiar é não só um desejo de muitas de nós desde meninas, mas também uma necessidade básica. Um traço de delineado alinhado, uma batom contornado corretamente, uma base bem aplicada fazem muita diferença na hora de se maquiar. Vale o textão... É uma apostila, deguste com calma ☕


Mas nem só de maquiagem vivem as mulheres, a base de tudo é a própria mulher, luminescente em si mesma, a pele viçosa e o sorriso nos lábios, os olhos que transmitem a alegria da alma. 

A maquiagem, ah... Essa veio para somar, realçar belezas pré-existentes, sobrancelhas feitas em olhos cintilantes e sorrisos castos destacados na pele delicada. 

"A alegria embeleza o rosto, mas pela tristeza o espírito se abate."

Provérbios 15:13


Instagram
# S E L F C A R E

Uma Breve História da Maquiagem

Vamos começar pelo básico, mas se você não curte história, tudo bem! Pode fazer uma leitura dinâmica, ou pular essa etapa, mas vá para a próxima: conceito da maquiagem.

Há cerca de 3.300 anos os homens utilizavam como pigmento a argila ocre e negra para pintar a pele, a fim de assustar seus inimigos e reverenciar seus deuses na guerra. Com o tempo a pintura do rosto passou a ser a identificação de cada grupo de caçadores e guerreiros.

O delineador egípcio surgiu por volta do ano 3000 a.C. devido a severidade do calor, era uma mistura de carvão com óleo vegetal ou gordura animal. O delineado de Cleópatra servia não só para uniformizar seus traços, como para revelar a beleza, proteger os olhos do sol e dos insetos. No entanto, além de alongarem os olhos e definirem a sobrancelha com o pigmento, utilizavam um pó verde a base de malaquita como sombra, na boca utilizavam o carmim extraído de um inseto e no rosto um pó marrom.



(Reprodução Rosa/Cuca)

No Império Romano utilizavam pó de trigo ou de arroz sobre uma camada de azeite de oliva ou de gordura animal. As sobrancelhas precisavam estar escurecidas e nos lábios corantes bem vivos.

No Japão, para ficarem parecidas com bonecas de porcelana as gueixas uniformizavam o rosto com maquiagem branca e pintavam a boca em formato de coração. Até hoje os atores do Kabuqui (espetáculo em que alterna dança, música e canto) utilizam uma maquiagem simbólica sobre a face embranquecida.



Gueixa. Pintura sobre seda.

Na Idade Média a moda era ter uma aparência pálida, para tanto as mulheres evitavam o sol e muitas morreram por utilizarem uma substância tóxica chamada alvaidade (óxido de zinco). O uso das cores variava de classe social, o rosa e o vermelho eram escolhidos pelas prostitutas. A Igreja Católica condenava o uso da maquiagem.

Como o rosto pálido continuou como padrão durante o Renascimento,nos séculos VX e XVI, homens e mulheres usavam várias camadas de pintura branca (pó de caulim, gesso ou arroz). A França virou o paraíso da maquiagem e na Inglaterra caiu em desuso.

No Brasil, os índios usavam pinturas e plumas para cerimônias religiosas, guerras, danças e rituais. Na Região do Xingu as tintas vermelhas e amarelas são retiradas do urucum.




Na Idade Moderna os exageros caíram de moda e o rosto natural voltou a ser modelo de beleza, mas não durou muito tempo. Já que em 1883 um perfumista Francês Rodhopis lança o batom, composto por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota, limão, gordura de cervo, e corante vermelho.

No século XX a cosmetologia deu um salto e o uso da maquiagem se tornou livre e popular. Em 1806 foi lançada a primeira enciclopédia da beleza reconhecendo a importância da maquiagem, dando início a indústria da baleza, daí em diante a evolução do mundo começou a ser retrada na maquiagem.




Nos anos 1920 o batom foi inventado e o símbolo da beleza era Coco Chanel. Os olhos eram contornados de preto, lábio vermelho-escuros e sobrancelhas cuidadosamente delineadas.

As pessoas adoravam carregar na maquiagem mesmo que, por vezes, o resultado ficasse artificial como as melindrosas da Era do Jazz.

Nos anos 1930 as sobrancelhas eram totalmente depiladas e redesenhadas com um lápis num traço fino, as sombras iam do cinza ao castanho e preto à noite, os cílios era recurvados e cobertos por máscara e para evitar o excesso a boca tornou-se mais discreta.

Nos anos 1940 a beleza era considerado ser saudável, os efeitos da guerra abalaram o mundo e o mercado de cosméticos. Graxa para botas serviam como máscaras para cílios, o carvão como sombra, graxa para sapato como tintura para sobrancelhas, e pétalas de rosa embebidas em álcool produziam o blush líquido da era vitoriana.

Nos anos 1950 a importância da maquiagem para os olhos trouxe uma infinidade de criações e reformulações dos produtos. Os olhos era modelados pela sombra nas pálpebras, lápis de sobrancelha, máscara para cílios e sobretudo delineador. A maquiagem realçava palidez com pó-de-arroz da pele e a intensidade dos lábios.

Os anos 1960 marcaram o início da cultura pop americana, as cores eram fortes e puras: o rosa choque, dourado, verde, violeta e laranja. Os olhos eram destacados transparecendo uma ousadia adolescente. 



Eterna supermodel Twiggy

Os anos 1970 a maquiagem se tornou uma forma de expressão e de liberdade. Cabelos livres, pele bronzeada e lábios brilhantes marcaram a época.

Nos anos 1980 os códigos de beleza começaram a mudar de acordo com as estações do ano. Os lábios eram pintados de vermelho, os olhos de sombra azul- elétrico, os blushes cor de tijolo, as máscaras para cílios coloridas. A beleza virou competição e as mulheres começaram a cuidar muito do corpo, os músculos demonstravam que não iriam mais ser intimidadas.

Nos anos 1990 as mulheres apresentam uma beleza equálida, tatuagens e piercings fazem parte da femiilidade “debochada”. Já nos anos 2000 as décadas passadas se misturam e contam a história, trazem a classe e a elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 1960, a irreverência dos anos 1980 e a apatia em tom de protesto dos anos 1990. 



Topmodel Gisele Bündchen


C o n c e i t o . . . 

A palavra originou-se do francês “Maquiler”, que significa a arte de embelezar. Esta consiste em um jogo de luzes e sombras que harmonizam os traços e realçam as feições

#powerofmakeup
Batom Feeling shy Mary Kay


Além do traço estético, hoje temos produtos que cuidam da pele, com princípios ativos que protegem dos radicais livres, perda da umidade natural, excesso de radiação ultravioleta e demais fatores ambientais prevenindo o envelhecimento precoce.

Mais do que uma simples tendência, a maquiagem tem muito do gosto pessoal, é um acessório de moda. Discreta, clássica, ousada ou comportada, encontre seu estilo e seja a melhor versão de você mesma. Você não tem que competir com ninguém além de você mesma, o quanto você aprende e evolui é que faz o "tempo" ser generoso com você.

Pinterest

O que é preciso antes de começar a maquiagem?

Conhecer seu estilo pessoal, bem como as cores que valorizam sua cor de pele, conhecer a sua própria pele, seus traços fisionômicos harmônicos (o que você quer valorizar e o que "esconder"), e por fim a cor e o estilo de roupa e penteado de acordo com o horário e ocasião.

Antes de qualquer coisa entenda a sua pele!

Cuidar da sua pele é o primeiro passo para uma maquiagem bem feita, melhor que camuflar é valorizar aquilo que você tem de melhor. Pra isso é bom ter um pouco de conhecimento sobre o assunto, mesmo que seja chatinho, com o tempo você começa a se perceber melhor e sentir o que a sua pele quer.

A pele é o maior órgão do corpo humano, é o envoltório protetor do organismo. Protege contra a ação dos agentes externos, regula a temperatura interna do corpo e elimina toxinas. A pele é como um espelho que reflete a nossa saúde. Sua maciez e brilho mostram muito do nosso bem estar e das condições físicas do nosso corpo.

A pele tem uma extensão de aproximadamente 2m², apresentando variações de 1m² a 4m², e quimicamente possui o pH ácido e alcalino. A pele produz seu próprio alimento para se manter saudável e protegida das bactérias, encarregando-se de eliminar células mortas e outros elementos que a prejudicam, por isso vive em constante transformação. 



Esta divide-se em: epiderme, derme e hipoderme (tecido subcutâneo). A epiderme é a camada mais superficial da pele, sua principal função é a proteção e manter-se saudável. Na epiderme também se encontram o grupo de células responsáveis pela coloração da pele, olhos e cabelos, chamada melanócito, que produz a melanina. A derme é a segunda camada de pele, é responsável pela sustentação e nutrição, esta é constituída de gel coloidal que é rico em nutrientes, onde estão mergulhados os elementos responsáveis pela firmeza, flexibilidade e equilíbrio da pele. A hipoderme é a camada mais profunda da pele, tem a função de manter a temperatura do corpo, é basicamente formada pelo tecido adiposo e vasos sanguíneos.


A pele também passa por alterações transitórias, devido a alimentação, estresse, umidade do ar e o passar do tempo. O desequilíbrio da pele pode apresentar acne em diversos graus (I, II, III e IV), que deverá ser tratado com um especialista. Os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente decorrente do uso do oxigênio e reações químicas do organismo, e apesar da proteção natural os agentes externos (excesso de exposição ao sol, vento, frio, poluição, má alimentação, não beber água suficiente, falta de exercícios aeróbicos, cigarro, bebidas alcoólicas e estresse) levam ao excesso de produção das mesmas destruindo a estrutura e as funções celulares provocando o envelhecimento precoce, daí a necessidade de combatê-los a qualquer tempo. 




A renovação celular ocorre em cerca de 30 dias, quando as células novas migram da camada mais profunda da epiderme para a superfície; quando as células novas vão subindo, achatando as mais antigas, estas já não têm mais vida, descamando-se continuamente. Por isso a importância da limpeza, esfoliação e o cuidado com hidratantes e óleos corporais, além do protetor solar.

Ao longo da vida a pele demonstra o passar do tempo, aos 12 anos com a puberdade surge a acne, dos 28 aos 30 começam a surgir marcas muito finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca, aos 30 anos as marcas passam de pequenas linhas para média profundidade, surgem pequenas rugas no pescoço, e depois dos 40 as fibras de colágeno e elastina começam a ficar enfraquecidas. Após os 45 anos aumenta-se a flacidez da pele pelo enfraquecimento das fibras, a queda natural na produção de hormônios causa carência na hidratação, e a pele já perdeu espessura pelo processo de renovação celular, aos 60 todos os sinais de envelhecimento já estão mais evidentes, além da perda de elasticidade e aumento na profundidade das rugas as marcas senis nas mãos aparecem.


Tipos De Pele

Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para conseguir tomar a decisão mais acertada ao escolher os cuidados específicos de acordo com as necessidades da sua pele. Os seus genes são certamente os maiores responsáveis pelo tipo de pele que você tem.
Além das especificidades da pele sensível e da pele negra, cada pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes:

Pele Normal: A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde, e de fácil manutenção.

Pele Seca: De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido a sua tendência para envelhecer mais rapidamente por ter menos elasticidade desenvolve linhas de expressão. 

Beber muita água e ir ao esteticista para uma hidratação profunda é importante, semanalmente esfolie a pele para facilitar a penetração dos hidratantes. Prefira loções de limpeza por serem mais suaves, sabonetes fortes estão fora de questão. Fique longe de tônicos alcoólicos, opte por hidratantes mais pesados, contendo um ou mais ativos como lactato de amônio, ceramidas, uréia, óleo de maracujá e ácido hialurônico.

Pele Mista: Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). 

Para cuidados utilize sabonetes suaves e limpe a face de manhã e a noite, só na zona T utilize um tônico de baixo teor alcoólico, e com adstringentes naturais como Hamamelis e Camomila. O hidratante deve ter textura suave e não comedogênico, e um creme específico para área dos olhos.

Pele Oleosa: Este é um tipo de pele que produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas têm maior atividade. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao "lixo" que se vai acumulando. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas. Algumas, porém, mesmo oleosas são desidratadas e mostram-se opacas e ásperas com tendência a escamação. 

Para cuidar da pele use um agente de limpeza suave pela manhã e a noite, use um tônico a base de álcool para remover as impurezas, e um hidratante bem leve (gel, gel-creme ou loções livres de óleo) não comedogênico, não acnegênico, específico para peles oleosas.

Pele Sensível: A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. 

Pessoas com a pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele ou alguns itens de maquiagem, ficando inflamada ou com coceira. Para cuidar deste tipo de pele, não utilizar sabonetes alcalinos, loções alcoólicas, produtos abrasivos, ácidos de frutas e produtos perfumados, e cuide da hidratação.

Pele Negra: A pele tem mais melanina, mas isso não a isenta dos problemas comuns como oleosidade, acne, ressecamento e manchas, precisando também de proteção solar, pois também sofre com os efeitos nocivos da radiação. Portanto é importante o cuidado com o sol, não espremer cravos e espinhas, pois a pele pode ficar manchada. 

É comum surgir poros dilatados, cistos sebáceos e manchas na pele, e se sua pele está um pouco acinzentada é porque pode estar desidratada, para isso há a necessidade de usar hidratantes livres de óleos. Para limpeza é importante que os sabonetes sejam suaves, e não use produtos oleosos ou comedogênicos. Uma esfoliação suave por semana e o uso de protetor FPS 15 é o ideal. 

Não existem peles sem poros! 
Instagram @bellamakebrasil


Cuidados básicos baratinhos para todos os tipos de pele

Pode-se usar como gel de limpeza o shampoo Johnson's baby e para hidratar o Nivea da lata para pele mais secas ou no inverno para uma hidratação mais potente (principalmente à noite) ou a versão Soft ou nutritiva para as demais, repetindo o ritual pela manhã e à noite.
Como tônico alcoólico o velho Leite de Colônia na Zona T, quando necessário. O soro fisiológico faz as vezes de uma boa água termal.
Uma vez na semana uma limpeza de pele com esfoliação com mel e açúcar mascavo à noite.

A ÁGUA E A BELEZA DA PELE

A água, entre diversos outros benefícios, também nos ajuda a hidratar a pele, eliminar as toxinas e preservar as cordas vocais. Vale destacar que nosso corpo é composto por cerca de 70% de água.

Glass of Water by Carl Moore


Beber cerca de 2 litros de água por dia favorece uma boa absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e influi diretamente em sua hidratação. Junto com as fibras adquiridas na alimentação, a água estimula o funcionamento do intestino, que é nosso segundo cérebro, e ajuda a eliminar toxinas do organismo, que acabam não se acumulando e refletindo na pele.

ÁGUA VS RUGAS

Como a água ajuda o organismo a eliminar as impurezas e no funcionamento do intestino, além de melhorar a circulação sanguínea. Tudo isso ajuda a evitar a temida celulite e até mesmo as rugas da pele ficam menos evidentes se ela está bem hidratada.

Bem hidratada, a pele tem na água uma aliada que atua junto às fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, ajudando-a a se renovar. Sem contar que a água antes das refeições causa uma sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos e facilita o emagrecimento ou manutenção do peso.



Porque usar protetor solar?

Eu sempre limpei a pele e usei hidratante, mas quando o negócio era protetor solar eu acabava negligenciando esse poderoso aliado. Mesmo que eu visse que minha pele ficava mais bem cuidada com o protetor até um tempo ainda tinha aquele pensamento: ah, bobagem... Não vai fazer tanta diferença assim. Até que me mudei pra uma cidade praiana e tive queimaduras solares bem feias. Como minha ple e é sensível e mancha muito fácil, já viu o perrengue...
Nunca mais deixei de investir num protetor relativamente bom, que atenda as necessidades da minha pele: mista e sensível com hiperpigmentação por contato.

Cara lavada com pequenas manchas de sol e acne que podiam ter sido evitadas
(sobrancelha de henna x sobrancelha preenchida)

Protetor é um antirrugas e anti machas de longo prazo mais certo.

Creme, gel, spray, sérum, com maquiagem e até mousse e para saber qual é a melhor para você é preciso considerar alguns critérios: 
O primeiro é o tipo de pele, quem tem pele oleosa deve evitar as fórmulas que contêm algum tipo de óleo na composição, o ideal são as fórmulas em gel ou sérum. Já quem tem pele seca ou ressecada devem evitar a fórmula em gel.

Outro ponto a ser considerado é o fator de proteção solar que a sua pele precisa. Os filtros em creme conseguem carregar um FPS mais alto, acima de 50, para conseguir a textura leve seu FPS não pode ser alto, será no máximo 30. Uma alternativa é usar o gel-creme, um intermediário entre as duas apresentações que pode ter um fator de proteção mais alto. No caso do spray e do mousse, os ingredientes responsáveis pela durabilidade do produto na pele não passam pelas suas válvulas, por isso, mesmo que o FPS seja alto, o produto tem que ser reaplicado com maior frequência.


Os Raios ultravioletas (UV) são os raios de luz emitidos pelo sol. Eles são divididos em dois tipos: o UVA e o UVB. Os Raios UVB atingem as camadas mais superficiais da pele e são responsáveis pelas queimaduras solares, que causam vermelhidão. O Fator de Proteção Solar, também conhecido como FPS, é responsável por garantir proteção contra esses raios. Os Raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são responsáveis pelo envelhecimento solar e outros danos irreversíveis.



Além da proteção contra efeitos do sol, o protetor solar é o melhor creme rejuvenescedor que existe! O fotoenvelhecimento acontece quando temos uma exposição ao sol prolongada, o que deixa nossa pele enrugada, sem elasticidade e com manchas de sol. Além disso, um em cada quatro cânceres diagnosticados no Brasil é câncer de pele.
O sol só sintetiza a vitamina D com a exposição das 9h as 10h da manhã, para tanto a quantidade de sol recomendada para todas as faixas etárias, basta expor braços e pernas ao sol por um período de 10 a 15 minutos, todos os dias. Na praia sempre use protetor, pois se não usar a pele fica literalmente “assada”, e com o óleo bronzeador a pele “frita” pela combustão do óleo quente. 

Diariamente é recomendada a utilização de protetor solar FPS 30/FPUVA 10 nas áreas expostas (rosto, pescoço, colo, braços e mãos), principalmente das 10h às 16h, e no Verão como a exposição ao sol nesses horários é forte recomenda-se um protetor mais alto e aplicação no corpo todo.

Evite a exposição direta ao sol das 12h às 14h e dê preferência a um filtro solar com alta proteção de FPS60/FPUVA20 se for expor-se nesses horários.

Usar apenas maquiagem com filtro solar não é recomendado, mesmo que hoje em dia a maior parte dos produtos de beleza venham com filtro solar. O problema é que a maquiagem nem sempre cobre toda a extensão da área que precisa ser protegida, além da quantidade de produto para formar uma barreira física é de uma colherinha de produto para a face e outra para pescoço e colo.
Os BB Cream têm o principal objetivo o de maquiar, por isso à proteção solar fica em segundo plano e pode não ser tão eficiente. Nesse caso, a dermatologista recomenda utilizar um protetor solar que tenha cor de base ou efeito base, principalmente no verão, pois esse tipo terá a proteção contra raios UVA e UVB medida em laboratório.
Outro fator de risco é o fato de não reaplicar a proteção solar periodicamente, enquanto está exposto ao sol, deve ser reaplicado toda vez que entrar na água ou por mais de duas horas em exposição direta ao sol. 


O FPS 100 oferece a mesma proteção que o 30?
O que ocorre de fato é que o FPS 30, quando bem aplicado, protege nossa pele contra cerca de 96% das radiações UVB e acima disso o aumento de proteção é muito pequeno. Entretanto, nós temos o hábito de usar uma quantidade de produto muito menor do que a recomendada e que é testada em laboratórios para determinação do FPS. Assim, quem tem a pele clara e as crianças podem sim usar um FPS mais alto, de pelo menos 50, para que na prática se aproxime mais ao FPS da proteção desejada.

No dia a dia, quando se passa a maior parte do tempo em ambiente fechado, a reaplicação pode ser mais espaçada do que naqueles de exposição direta ao sol, aumentando o intervalo para a cada 3 ou 4 horas, porém, não deixe de usar o filtro em nenhuma situação, já que o produto também protege a pele dos efeitos nocivos da luz artificial. Assim como praticar esportes sem protetor específico, pois quem sua muito durante a prática de esportes precisa usar bloqueador solar contendo dióxido de titânio e óxido de zinco.

Como saber a quantidade certa de produto a aplicar?
O recomendado para um adulto é aproximadamente uma colher de café cheia para a face e uma xícara de café cheia para o corpo. A verdade é que isso é muito mais do que de fato utilizamos, não é? Daí a importância de um FPS mais alto!

#FicaADica: se você optar pelo uso de maquiagem + filtro solar é fundamental esperar 5 minutos para o seu protetor secar totalmente antes de você aplicar sua make. Caso não espere esse tempo corre o risco da maquiagem ficar toda craquelada e com um aspecto meio esquisito. Outra coisa legal de saber é que a maquiagem tem o benefício adicional de fazer uma barreira que reflete a luz visível. Então não tenha medo de aplicar esses dois produtos, eles super se dão bem 

DICIONÁRIO

Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioletas A e B.

Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.

Livre de PABA ou “PABA Free”: filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.

Livre de óleo ou “oil free”: filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.


M A K E - U P - S E!

Paleta Nude Contém 1g, primer Revlon HD, base matte Mary Kay, corretivo líquido Mary Kay, pó solto translúcido com partículas de brilho Payot e batom Luiza da Bruna Tavares.

Primeiro de tudo: o Primer.

A palavra primer vem do inglês (verbo "to prime"), e significa uma primeira camada preparatória, geralmente pra dar uma base em alguma superfície. O primer é um produto utilizado como pré-maquiagem, depois do hidratante e antes da base e pó. A função dele é uniformizar a pele, diminuir a oleosidade, fechar os poros e fixar a maquiagem por mais tempo.

Existem primers para lábios, que hidratam e disfarçam as linhas superficiais; para o rosto, que uniformizam a pele, disfarçam linhas de expressão; para as pálpebras, fixam melhor a sombra, e até mesmo para os cílios, que dão mais volume. Todos eles aumentam a duração da maquiagem.

O primer cosmético pode ser encontrado em creme, serum, balm, com cor, sem cor, perolado, com FPS, efeito blur e HD. Existem primers específicos para cada necessidade da pele. Há aqueles que contraem os poros, aqueles que diminuem a oleosidade, os que causam efeito tensor, outros que hidratam, os que uniformizam a pele e aqueles que escondem ruguinhas.

Como usar:


Em primeiro lugar a pele deve estar limpa, tonificada, hidratada e protegida com FPS 30 ou mais. 

Se usar um protetor efeito base use depois do hidratante e antes do protetor.
Depois que a pele já absorveu o skin care, aplique o primer glow, blur ou HD em todo o rosto, com a ponta dos dedos ou pincel duo fiber, como se estivesse passando um hidratante. Se for um primer para poros
, aplique somente na zona T do rosto com os dedos ou o pincel língua de gato. 
Espalhe apenas em um sentido e não passe a mão várias vezes na mesma região. Não aplique em excesso. Deixe secar durante alguns minutinhos, em seguida passe para a maquiagem.
Primers que ja usei e gostei: Revlon HD, Magix Avon, primer o Boticário, Fix Mac. 

Só pra deixar claro! 
Instagram e capa de revistas não são referências de realidade.
Instagram @kaushal

Base perfeita

O objetivo é dar uniformidade à pele, pode ser um efeito natural ou "reboco", isso depende do que você mais gosta e da ocasião. Mas verdade seja dita, uma pele bem feita é o principal de qualquer maquiagem.
A base perfeita é uma combinação de vários fatores. É claro que o primeiro deles tem que ser a cor, mas a base ideal também tem uma fórmula favorável para cada tipo de pele: mista, oleosa ou seca. Junto a isso, o acabamento desejado, que pode ser natural, com cara de nasci assim, o matte, que deixa a pele bem sequinha, e o acabamento iluminado, tendência do momento que garante aquele "glow" natural e reluzente. 




Identifique seu sub-tom de pele dominante, que será ou rosa ou amarelo, e então observe o quão claro ou escuro ele é. 

TOM

Porcelana (porcelain) tem aproximadamente 95% de rosa e 5% de amarelo.
Clara (fair) tem aproximadamente 65% de rosa e 35% de amarelo.
Oliva (olive) tem aproximadamente 5% de rosa e 95% de amarelo.
Escura (deep) pode ser tanto avermelhada quanto oliva.

A cor certa é a que "some".



SUBTOM

Frio (Cool) São consideradas frias as peles com fundo rosado ou levemente avermelhado
Neutro (Neutral) Se vc tem pele neutra, ela tem fundo bege com leves toques de rosa e/ou amarelo.
Quente (Warm) As peles de tom amarelado, avermelhado ou puxadas para o pêssego, são consideradas quentes
Dourado (Golden) É a pele de fundo amarelo.
"Oliva" (Olive) Pele com fundo amarelado e sub-tons esverdeados.




A cor da pele, cabelo e olhos é determinada geneticamente e regida em grande parte pela quantidade de melanina e caroteno, pigmentos que adicionam marrom e amarelo, respectivamente. 
O outro fator que influencia a cor da pele é a visibilidade dos vasos sanguíneos, que adicionam um tom azul ou rosa. Sangue oxigenado é vermelho vivo e brilhante, enquanto o sangue desoxigenado é vermelho escuro, o que é a causa das nossas bochechas ficarem coradas depois de realizarmos exercícios físicos. Quanto menor a pigmentação da pele (isso é, menos melanina), mais visível os vasos serão.

Devido aos inúmeros tons de colorações de pele, e quase tantas cores e texturas de maquiagem quanto os tons de pele, a cor de base escolhida deve ser a mais próxima possível do tom da sua pele, para isso, saiba mais em reconheça seu tom de pele e perceba a cor aplicada no maxilar comparando com o rosto e pescoço/colo na hora da compra.



Pele oleosa

Grande parte das brasileiras tem a pele oleosa. É aquela que tem uma textura mais "pegajosa" ao toque, com os poros mais abertos e com brilho excessivo, e muitas vezes com tendência à acnes e cravos.
Efeito natural: Para dar um efeito natural à pele oleosa, a dica é apostar no BB Cream "oil-free". Ele consegue cobrir as marquinhas do rosto, uniformizar o tom da pele e tem um acabamento matte mais sutil do que uma base, mas também deixa a pele mais sequinha. A dica quando quiser esse efeito é finalizar com um pó compacto translúcido para segurar um pouco o brilho que pode aparecer após algumas horas.
Efeito matte: O efeito matte deixa a pele bem sequinha e livre de oleosidade por mais tempo. A dica é apostar em bases líquidas de cobertura média à alta, que prometam controlar a oleosidade por mais tempo, e que consigam cobrir os poros abertos e também as marquinhas de acne, além de uniformizar o tom de pele. Aplique com um pincel duo-fibra ou com uma esponjinha. Se quiser construir camadas, aplique pouco a pouco, para deixar a cobertura fina.
Efeito iluminado: A pele oleosa também pode ter aquele "glow" iluminado que está em alta, principalmente em produções de festa. A dica é apostar em uma base de média ou alta cobertura, que tenha acabamento matte, e caprichar no iluminador em pó ou em bastão com a técnica do "strobing", ou seja, aplicando em pontos altos do rosto. A gente ensinou como fazer aqui.

Pele mista

A pele mista é aquela que costuma ser oleosa apenas na testa, no nariz e no queixo, ou seja, na Zona "T', enquanto as outras partes do rosto são consideradas normais - ou até mesmo ressecada em dias mais frios. Também pode ter tendência à acne e cravos.
Efeito natural: Quem tem a pele mista e quer um efeito natural pode apostar no BB Cream. O produto tem efeito matte e sequinho, que vai segurar a oleosidade da Zona "T" e também deixar as outras partes do rosto macias por também ter poder hidratante. A dica é aplicar o BB Cream com próprios dedos ou com uma esponja, dando leves batidinhas.
Efeito matte: Uma base líquida de cobertura média e que prometa acabamento aveludado e bem sequinha é a ideal para a pele mista. A dica é aplicar um creme hidratante antes, para não comprometer a aparência das áreas que não são oleosas.
Efeito iluminado: Para dar um acabamento iluminado à pele mista, vale misturar uma base líquida de efeito matte com um iluminador cremoso, e aplicar com uma esponja de make para deslizar melhor na pele. Outra forma de iluminar é aplicar a base líquida normalmente, com um pincel duo-fibra ou com a própria esponja, e finalizar com o iluminador nas têmporas, no arco do cupido, no ossinho do nariz e abaixo das sobrancelhas.

Pele seca

A pele seca tem uma aparência sem brilho, e pode ser um pouco áspera ao toque. Também pode ter áreas que "descamam" facilmente, e por isso, a escolha da base certa é importante para não deixar um efeito "craquelado".
Efeito natural: O segredo para a preparação da pele seca é a hidratação. Para um efeito natural, o BB Cream com poder hidratante tem uma textura aveludada, é mais leve e ajuda a hidratar.
Efeito matte: Na hora de uma produção mais elaborada, o efeito matte é quase sempre o escolhido porque deixa a pele impecável, sem nenhuma marquinha. A dica é escolher bases de cobertura média mas que seja líquidas e bem fluidas. Vale aplicar um creme hidratante próprio para pele seca antes de aplicar a base, e aguardar alguns minutos para a pele absorver e ajudar a base a deslizar melhor. Aqui, a dica é não aplicar pó compacto para evitar que linhas de expressão fiquem marcadas.

Efeito iluminado: Para dar um efeito iluminado à pele seca, a dica é usar o BB Cream e caprichar no iluminador e no pó bronzeador. A ideia da pele iluminada é dar um glow natural, por isso, uma base de cobertura alta ou média pode entregar uma aparência pesada. Depois de aplicar o BB Cream, aplique o iluminador em áreas mais altas do rosto, como nariz, têmporas, abaixo das sobrancelhas, queixo, arco do cupido e canto interno dos olhos.

A aplicação deve ser feita do centro do rosto para fora, divido em quadrantes, com o aplicador de sua escolha (pincel, esponja ou as mãos limpas), depende de qual você melhor se adapta e qual ocasião.

BB, CC e DD Cream...

O BB Cream, abreviatura de Blemish Balm é um produto multifuncional: além de hidratar, por conter primer, prepara a pele para receber a maquiagem, e, por ser pigmentando, cobre as principais imperfeições e manchas, uniformizando a cor da pele. O produto tem também protetor solar, mas dependendo do seu estilo de vida e da qualidade do BB cream (é recomendado que ele tenha pelo menos FPS 30 e proteja contra os raios UVA e UVB), dá para dispensar o filtro. Mas caso você se exponha muito ao sol, trabalhando na rua, por exemplo, o recomendável é não dispensar o filtro tradicional. É uma boa opção para quem tem a pele mais oleosa, principalmente pelo efeito do primer de fechar os poros, e quer uma cobertura discreta da pele. É ideal para quem fica o dia todo dentro do escritório, sem se expor excessivamente à luz solar.

CC Cream é a abreviatura de Color Correction Cream, um produto que tem mais princípios ativos com o objetivo de uniformizar a cor da pele que o BB Cream. Ele contém hidratante, fator de proteção solar, primer e base em uma só composição. O grande diferencial é a adição de ingredientes que clareiam e cobrem manchas e corrigem o tom da pele. É ideal para quem tem manchas ou tendência a ter pele manchada.

O DD Cream (Daily Defense Cream) possui alguns dos princípios ativos do BB Cream e do CC Cream. A diferença está na presença de agentes que contribuem para o rejuvenescimento da pele. Ele também é um ótimo hidratante e pode ser usado no corpo além do rosto. Por ter mais componentes, a textura é mais grossa por isso está recomendado para peles secas. É ideal para peles mais maduras e que precisam de uma ação antienvelhecimento. 


Corretivo

O corretivo serve para disfarçar imperfeições, como olheiras, espinhas, e iluminar a pele. Existem os corretivos coloridos que tem funções diferenciadas. 


O corretivo é bom que seja liquido mais cremosinho, da cor exata da sua pele para usar sozinho e um tom só mais claro para iluminar. 
Deve ser aplicado em forma de triangulo invertido ou como na foto, abaixo dos olhos, depois da base liquida ou bb cream ou antes da base em pó o pó compacto. 



Correção de Sobrancelhas


Primeiramente se você não tem um curso de design de sobrancelhas é recomendado que invista em um profissional habilitado, pois os pelos depois de retirados demoram para voltar a crescer, e se o bulbo for destruído (sangrar) não nasce mais o pelo.
Existem vários tratamentos para os pelos crescerem mais e mais cheios, mas nenhum deles faz restaurar um bulbo destruído.
Os defeitos mais comuns nas sobrancelhas ocorrem devido a esse procedimento, e cada formato dá uma impressão diferente, já que a sobrancelha é a moldura do rosto. 



Cada rosto tem uma sobrancelha ideal, mas é necessário que a profissional respeite o desenho natural (mapeamento), o ponto alto de cada sobrancelha é individual e o local de medição da base à ponta do nariz conforme os vetores básicos da ilustração acima.




Então se for tirar o excesso em casa faça o desenho com lápis branco por fora da sobrancelha respeitando as formas naturais. Para ver seu ponto alto basta pentear os pelos para baixo antes de desenha-lo, depois penteie no sentido do pelo e marque o restante da sobrancelha. Retire só o que estiver sobrando do desenho.

Exemplo de como fica um design de correção do EXCESSO

As falhas mais comuns nas sobrancelhas são: 
Sobrancelha muito reta que fecha a fisionomia do rosto;
Sobrancelha muito arqueada (^.^) que passa a impressão arrogante;
Sobrancelha oblíqua (`.´) à la Spock que passa sensação de desagrado ou um botox que deu errado;
Sobrancelha meia lua, da Nike, pesa o olhar, assim como a grossa e preenchida em excesso que carrega a fisionomia;
Sobrancelha fina demais e "cavocada" tipo vírgula que desequilibra as linhas do rosto e faz saltar os olhos. 



Para corrigir suas sobrancelhas com maquiagem comece penteando os pelinhos para baixo e você verá o ponto alto natural de sua sobrancelha, é onde vamos valorizar.
Você pode fazer as marcações leves com o lápis e preencher com sombra, se usar só o lápis imite o desenho dos pelos ao preencher bem de leve. 
Se for usar só sombra ou gel delineador de sobrancelha1g pegue um pincel chanfrado e comece aplicando do ponto alto até a ponta final, depois vá preenchendo o restante da sobrancelha com o que ficou no pincel, como que desenhando os pelinhos para não pesar. 
Use uma escovinha para esfumar e fixe com gel de sobrancelhas ou rímel transparente. 

Exemplo
Eu prefiro um pouco menos marcada no final.


Também pode ser feita só com gel de sobrancelhas marrom ou rímel incolor para um ar mais natural no dia-a-dia.
Pode usar um corretivo iluminador abaixo da sobrancelha para abrir o olhar, mas cuidado com o tom do corretivo. Para o dia-a-dia use no tom da pele ou 1 tom mais claro que a base e bem esfumadinho. Em cima contorne com base.

Sobrancelhas preenchidas com delineador gel Contém 1g cor castanho claro

Pó Facial

O pó facial ideal é o pó solto ou compacto translúcido ou banana claro para selar o corretivo, o pó compacto com cor pode ser usado depois do translúcido para uniformizar levemente a pele com pincel gordo, se usar com esponja o pó com cor você tira todos os contornos do rosto e as iluminações feitas do corretivo.
Também tem as opções com filtro solar para reaplicar durante o dia.

Deixa uma "caminha" de pó pra retirar por último

Contorno, Blush e iluminador.

O blush pode ser terroso, ou um pó compacto mais escuro, aplicado em diagonal aos maxilares, como que faz bico-de-peixe.
Blushes coloridos nas maçãs do rosto esfumando até a raiz do cabelo.
Iluminação champanhe é a mais tradicional.


Lembrando que o nariz possui um contorno específico. Pode ser feito com corretivo ou pó.


A parte que ficará "iluminada" deve ser fina como uma caneta bic, e o iluminador aplicado na pontinha do nariz.

Delineador

O delineador de mais fácil aplicação é o em caneta, e depois o em gel. 
Para aplicar comece no canto externo para demarcar, depois puxe um traço rente aos cílios de fora pra dentro até a metade, depois puxe o olho, se precisar, e faça um traço rente aos cílios do canto lacrimal até a outra metade, por último demarque como irá fazer o canto gatinho ou mais discreto. 
Para os dois lados ficarem iguais trace uma linha imaginária do canto externo ate a têmpora (aquele fundo entre as sobrancelhas e a raiz do cabelo). Marque a primeira linha nos dois lados, comparando um com o outro de frente pro espelho.
Por ultimo perceba a imagem: não tenha medo de engrossar no cantinho externo, entre o delineado do olho e a ponta do rabo do gato.


Não esqueça de se escorar, ao largar o peso em algum lugar do corpo a mão fica mais leve e precisa. Também escore o dedo mindinho na bochecha para maior precisão no pincel, e segure-o na metade da haste, não como um lápis ou caneta escolar.

Batom Taupe that Mary Kay

Sombras

A aplicação das sombras deve ser demarcada pelo côncavo, cada tipo de maquiagem e cada tipo de olho tem uma forma personalizada de aplicar. 

Pinterest


Temos desde looks naturais aos mais intensos. O objetivo é dar dramaticidade e valorizar o seu olhar. Podemos fazer com cores neutras: nude opaco, champagne cintilante, pêssego/coral opaco, rosê opaco, marrom médio frio, marrom quente opaco, marrom café opaco e preto. 
Ou usar cores únicas como rosa, amarelo e laranja ou cintilantes da cor da sua pálpebra, ou arriscar um olhar mais marcante com técnicas profissionais.

Pinterest

No passo-a-passo abaixo temos uma mistura de natural com intense, devido a profundidade do canto externo.

1. Aplique sombra nude opaca na palpebra móvel e marque o côncavo com a sombra coral e esfume as bordas.

2. Marque o canto externo com sombra marrom opaca.

3. Faça um traço rente aos cilios com lápis marrom.

4. Faça um delineado com lápis nude claro no centro da linha d'água. Por fim, ilumine o canto interno e abaixo das sobrancelhas. Aplique de duas a três camadas de rímel.


Para um olhar mais marcante invista num esfumado diagonal ou clássico social.

Maquiagem Social

Rímel

Aplique o Rímel em três camadas para aumentar o volume. Cuide do seu rímel, não fazendo moviemntos de vai e vem para não ressecar e no dia-a-dia não use rímel a prova d’água para não quebrar seus cílios. Para o rímel seco coloque algumas gotas de soro fisiológico. Prara afinar o rímel novo coloque o pincel novo dentro do tubo de rímel velho várias vezes repita emntre os tubos novo e velho, antes de aplicar o rímel.

Cuide bem da sua máscara
Se você costuma colocar e tirar a escovinha no tubo de rímel várias vezes para pegar mais produto, pode ir deixando esse costume de lado. Isso facilita a entrada de ar dentro da máscara e faz com que ela resseque. Além disso, depois de passar, os cílios ficam cheios de bolinhas do produto.

Acerte na aplicação
Não adianta comprar máscaras que alongam e dão volume, se você não passa o produto desde a raiz. Usar o rímel da metade dos fios em diante acaba provocando o efeito inverso, e dando a sensação de cílios mais curtos.

Dia-a-dia 
2 camadas em zigue-zague
Corretivo Mary Kay
Batom nude exclusivo Eudora


Secador de cabelos 
Para curvar os cilios com intensidade seque eles com os olhos fechados, de baixo para cima, no modo frio do secador. 

Nada de exagerar!
Quanto mais, melhor, certo? Errado! Passar mais de 2 ou 3 camadas de rímel deixa os cílios muitos grossos e provoca o famoso efeito aranha, ou seja, quando os pelinhos ficam grudados uns nos outros. O excesso também pode afetar a durabilidade do produto, que pode ir saindo ao longo do dia, deixando vários pontinhos pretos ao redor dos olhos.

Sem borrar
A cada nova camada de máscara, dê um tempinho para ela secar. Usar rímel borrado acaba com o efeito de destacar e abrir o olhar prometido pelos produtos. O conselho também vale para os cílios inferiores.
Para retirar os borrões só deixar secar e retirar com uma escovinha de cílios limpa: rímel não foi feito pra pele 😉

Fique atenta na validade
Outra coisa que pode afetar o efeito da sua máscara é a validade dela, fique bem atenta. Usar produtos vencidos pode causar irritações e até conjuntivite, graças à ação de germes e bactérias.
 


Batom

Para acertar o contorno aplique iluminador no seu contorno labial para ver bem certinho seu delineado natural. Eu aplico base e pó antes, e ilumino o lábio inteiro para uma make duradoura. Para o dia a dia so o iluminador e um lapis nude de contorno facilitam a vida. 
O ideal é não sair muito pra fora do seu desenho para não ficar artificial, nem muito por dentro para não ficar feio, mas bem em cima de onde mais brilha o iluminador.
Na hora da aplicação mantenha os labios fechados com naturalidade, contorne sem abrir os labios. Preencha e carimbe um labio no outro, sem esfregar como é de costume, aliás, abandone esse costume! Por fim abra a boca e complete as laterais (cantos da boca). Prontinho! Lábios de Killye Jenner 💋

Batom Luiza da Bruna Tavares

Cílios Postiços

Os cílios postiços devem ser aplicados com uma boa cola, e medidos antes de colar. Para retira-los utilize um cotonete embebido em demaquialnte bifásico para olhos, e guarde-os como vieram na caixinha. Podem ser utilizados umas10 vezes se bem cuidados e não passar rímel neles.




Pincéis de Maquiagem: para que tantos?

Com um pincel nas mãos você tem o poder de valorizar a maquiagem e ficar ainda mais linda e confiante. Mas levante a mão quem não fica cheia de dúvidas e se pergunta: como usar pincéis de maquiagem para passar todos aqueles produtinhos? A base, a sombra, o blush… São tantas as opções e utilidades que, vamos combinar: maquiar-se com pincéis é uma arte!



Pincel para sombra
Muitas paletas de sombras já vêm com um pincel de maquiagem, aquele bem comum, pequenininho, com uma esponja na ponta. Eles funcionam bem ao longo da pálpebra, mas existem opções melhores para quem quer fazer um acabamento uniforme. São três!

Para esfumar: eles são fofos, gordinhos, com cerdas curtas e achatadas, normalmente bem pequenas. São essas cerdas curtas, aliás, que vão ajudar você a esfumar a sombra com precisão.

Para marcar o côncavo: deve ser gordinho, mas pode ser cilíndrico ao invés de chato. O melhor é que suas cerdas formem uma ponta, assim vão se encaixar perfeitamente na linha que marca o côncavo.

Para delinear: uma boa dica de make é usar a própria sombra para delinear os olhos. Para isso, use um pincel de maquiagem chanfrado, chato e angular.

Pincel para pó facial
O pincel de maquiagem ideal para aplicar o pó é grande (o maior do kit!), com cabeça larga e fofa. Suas cerdas são longas, de pontas arredondadas e bem macias, o que possibilita que grandes áreas do rosto sejam cobertas de uma só vez. É isso que vai garantir a suavidade na aplicação, deixando a pele o mais natural possível.

Pincel para iluminador
Como a intensão é aplicar o iluminador o mais superficialmente possível, o pincel de maquiagem específico para esse produto normalmente é bem mais grosso. O modelo em leque é perfeito para quem adora aplicar o produto por todo o rosto, já que deixa o efeito super suave.

Pincel para blush
Mais grosso, o pincel de blush normalmente tem cerdas naturais e aderem bem ao produto. É fácil identificar esse modelo no seu kit de pinceis, já que ele é o segundo mais grosso e serve para dar retoques nas têmporas e na região das maçãs do rosto.

Pincel para fazer contorno
Se você não abre mão de uma maquiagem com um bom strobing, minha dica é usar um pincel de maquiagem com ponta angular (com as cerdas na diagonal). Eles são perfeitos para quem quer usar o pó mais escuro para criar diferentes efeitos, como afinar o nariz ou diminuir a impressão de testa grande.

Pincel para bronzer
Adora usar a maquiagem para criar a impressão de bronzeado de sol? Então escolha um pincel arredondado, gordinho e denso. Ele distribui igualmente o bronzer ao aplica-lo por todo o rosto e pescoço. Fica lido e bem natural!

Pincel para base
Se assim como eu, você também prefere a base líquida, minha sugestão é usar um pincel de maquiagem chamado Língua de Gato. Ele tem um formato bem achatado e arredondado na ponta. Esse formato vai te ajudar a espalhar o líquido uniformemente, do centro do rosto para fora – além do pescoço e colo – em movimentos circulares.

Pincel para delineador
Não tem jeito: delineadores líquidos ou em gel exigem um pincel de maquiagem específico. Na hora da compra, escolha um com a ponta fina e bem firme. Aliás, quanto mais fina for a ponta, mais efeitos você será capaz de criar.

Pincel para corretivo
Achatado, fino e menor que o pincel de base, esse pincel de maquiagem é quadradinho ou com as extremidades estreitas, o que ajuda a camuflar olheiras e marcas de acne com precisão. Uma dica: dê leves batidinhas com o pincel até criar uma fina cama do corretivo. Assim seu rosto não ficará com manchas desiguais.

Pincel para sobrancelhas
O único pincel de maquiagem que você deve usar na área das sobrancelhas é o famoso “escovinha”. Você já deve ter reparado naquele pincel que de um lado é uma escova, no outro, um pente fino. Comece usando o pente para pentear suas sobrancelhas, sempre para cima e com movimentos de dentro para fora. Esse mesmo pente, aliás, pode ser usado para separar os cílios quando eles grudam na aplicação da máscara.
Depois, use a escovinha para aplicar a sombra na sobrancelha, começando de dentro para fora, com movimentos leves. Assim, as falhas serão cobertas e suas sobrancelhas, bem delineadas.

Pincel para os lábios
Ainda tem dificuldades para aplicar batons escuros? Então use um pincel para os lábios, bem achado, estreito e de cerdas finas. Ele vai ajudar você a fazer o contorno dos lábios com precisão. Depois, use o mesmo pincel ou um modelo parecido, mas um pouco mais grosso, para espalhar o batom por todo o lábio.

Beauty Blender
Com a intenção de uma maior aderência da base por todo o rosto, a maquiadora de Hollywood, Rea Ann Silva criou a Beauty Blender, esponja cor-de-rosa em formato de gota com aplicação bem simples. Basta dar colocar uma pequena quantidade de base nas mãos, e espalhar o produto no rosto dando leves batidinhas com a esponja. A Beauty Blender virou sensação por todo o mundo por deixar a maquiagem bem uniforme e com aspecto natural, o que fica ideal para não deixar o restante da make pesada. Uma dica: use a ponta da esponja para aplicar a base em ângulos mais estreitos do rosto, como laterais do nariz, cantos dos olhos e contorno dos lábios.



Pincel escova oval
Criada especialmente para bases grossas e de alta cobertura, a escova oval veio direto do exterior e já virou paixão por aqui! Ela proporciona uma cobertura de base muito uniforme e bem assentada na pele, criando um efeito polido perfeito e o acabamento natural.


Demaquilantes

Dormir com resquícios de maquiagem pode causar a obstrução dos poros, além do aumento da oleosidade da pele, resultando na aparição de espinhas e cravos. Os danos ainda se estendem aos cílios, que podem ficar ressecados e quebradiços caso o rímel não seja retirado de forma adequada. Dormir com maquiagem causa ainda o envelhecimento precoce da pele. A cada dia que você dorme maquiada são 7 dias de envelhecimento precoce, então nada de dormir maquiada, ok?

Para que a limpeza seja completa, você precisa usar demaquilante e depois um sabonete específico para sua pele lavar o rosto. Se quiser complementar, pode usar também um tônico facial. Nos dias de preguiça, pelo menos remova com lenços umidecidos.


Tipos de Demaquilante

Demaquilante em Creme: quem tem a pele mais seca ou com sinais da idade deve optar pela versão em creme, pois possui hidratação mais profunda. Quem tem pele oleosa deve evitar usar esse demaquilante, pois ele é gorduroso e pode acabar agravando a produção de óleo. Promovendo hidratação mais intensa, os demaquilantes em creme são indicados para peles ressecadas, finas e sensíveis.

Demaquilante Oil Free: esse tipo de demaquilante não contém óleo e é normalmente à base d’água. Ele retira a maquiagem sem deixar a pele oleosa. É indicado para maquiagens mais leves, se for um make muito pesado, pode não retirar tudo. Talvez seja preciso repassar mais uma vez.

Demaquilante Bifásico: o demaquilante bifásico é uma mistura heterogênea indicada para peles normais. A porção líquida garante a ação emoliente do item, o que torna a aplicação suave, enquanto a oleosa é responsável pela hidratação. Ele é recomendado para as áreas mais finas (como as pálpebras), já que é capaz de diminuir o atrito entre a pele e os discos de algodão usados para sua aplicação. Maravilha pra remover produtos à prova d'água.



Demaquilante em Lenço: Práticos para manuseio e aplicação, além de ótimo para carregar na bolsa. Os demaquilantes em lenço simplificam a rotina de beleza feminina. Esse tipo de demaquilante tem a vantagem de ser encontrado em versões para todas as peles. Basta passar no rosto e as impurezas serão removidas. Pode ser utilizados lenços umedecidos de bebê.


Demaquilante em Óleo: O demaquilante em óleo de limpeza é altamente eficaz. Absorve e retira a maquiagem e impurezas de dentro dos poros, mantendo a umidade natural da pele. Especialmente formulado para otimizar a limpeza de pele tanto na pele seca quanto molhada, pode ser usado durante o banho. Remove até mesmo maquiagens de longa duração e rímels à prova d’água. Não é necessária a utilização de algodão.

Passo a passo para rotina noturna


Passo 1 – Pré-remoção

É recomendado fazer uma higienização com lenço umedecido antes de mais nada, para tirar o excesso de maquiagem.

Passo 2 – Demaquilante

Passe o demaquilante para retirar a maquiagem, BB Cream ou até o protetor solar usados durante o dia.

Passo 3 – Lavar o rosto

Depois de remover a maquiagem, é importante lavar o rosto com água fria (que ajuda a fechar os poros e ativar a circulação), e um sabonete líquido leve, de pH neutro e apropriado para o seu tipo de pele.

Passo 4 – Tônico

Em seguida, a recomendação é passar um tônico. Ele vai ajudar a eliminar aquela sujeirinha escondida nos poros que o sabonete não conseguiu eliminar.

Passo 5 – Creme de tratamento noturno

Por fim, utilize um creme para a área dos olhos e um hidratante para tratar a pele. Massageie bastante, fazendo movimentos circulares, e você estará pronta para dormir.

Pinterest

Higienizando os Pincéis

Os pincéis devem ser higienizados pelo menos uma vês por semana com shampoo de bebê

Bônus

Como escolher seu tom de batom vermelho

Cada tom de pele tem sua coloração pessoal, e isso influencia diretamente nas cores que vão iluminar seu rosto, ou apagá-lo, ou ainda destacar olheiras e áreas escuras se essa cor não te valoriza.


Batom neon nectarine Mary Kay
Morena clara de fundo neutro/oliva


Se a sua pele é...

Clara (brancas rosadas)
Se você é daquelas que tem algumas sardas e fica vermelha ao tomar sol, fique com tons rosados para alegrar o look, como vermelho-cereja e fúcsia. Fuja dos vermelhos escuros e tons de laranja: eles te deixam muito sóbria, com cara de mais velha.

Oliva (brancas amareladas e orientais)
Boa parte das brasileiras tem esse tom de pele devido à mistura de várias raças. Aposte nos tons vibrantes, bem abertos, como vermelho-tomate, que fazem um ótimo contraste com sua pele.

Morena
Você fica bem tanto com os vermelhos mais escuros e fechados, em tons puxados para o framboesa, como também com tons vibrantes, como o vermelho-tomate.

Negra
Os tons de vermelho mais fechados, como bordô e vinho, ficam ótimos. Outra excelente opção são os vermelhos metalizados, que ficam lindos nas peles escuras.

O tom de blush ideal para cada tipo de pele

Acertar na cor do blush deixa a maquiagem ainda mais bonita e com aparência saudável.
O blush é um item de maquiagem essencial para tirar aquela aparência de rosto pálido e deixar a pele mais bonita e com aspecto saudável. Aplicar um pouquinho de blush nas maçãs do rosto já é suficiente para dar um toque todo especial à maquiagem.


Saber a forma correta de aplicar o blush no rosto usando o pincel de maquiagem adequado para isso já faz toda a diferença, mas também é preciso escolher a cor ideal. Saiba qual é o tom de blush ideal para cada tipo de pele.


Pele branca rosada
O blush ideal para pele clara é o de tom alaranjado bem suave, mais puxado para o pêssego. Essas tonalidades ressaltam o rosto, disfarçando o rosado da pele.


Pele branca amarelada
Para as mulheres de pele branca amarelada, o ideal é apostar no blush com tons rosados para quebrar o fundo amarelo da pele. Evite a tonalidade de blush pêssego, eles não combinam com essa cor de pele.

Pele oliva
A pele oliva é um tipo de pele morena clara amarelada, com fundo levemente esverdeado. O blush ideal para pele morena clara deve ser em tom de pêssego ou rosa queimado para dar uma aparência mais saudável e natural ao rosto.


Pele morena
A pele morena apresenta uma tonalidade entre a branca e a negra. Sendo assim, fica mais fácil acertar na cor. Os tons rosados e o bronze em nuances mais abertas são as cores de blush ideal para pele morena, pois dão uma aparência mais saudável e natural para esse tipo de pele. Fique atenta apenas para não escolher uma tonalidade aberta com o fundo muito laranjado e sobrecarregar a pele


Pele negra
O blush ideal para pele negra deve ser em cores como o marrom escuro, marrom café, rosa queimado e terracota. O laranja, salmão e pêssego não combinam com a pele escura, evite.


Primer colorido: pra quê serve?

O primer ajuda a disfarçar os poros dilatados e controlar a oleosidade, e faz o make durar por mais tempo. Para quem sofre por causa de manchas, olheiras, rosáceas ou acne vale apostar nos produtos coloridos, que ajudam a uniformizar o tom da pele.
Entenda para que serve cada cor de primer e escolha um para investir.

Rosa claro: é ideal para amenizar a aparência de manchas de sol e olheiras mais suaves. Também ajuda a dar um ar mais saudável para as peles mais pálidas. 

Verde: ajuda a disfarçar as incomodas manchinhas de espinhas e as rosáceas.

Alaranjado: alivia o aspecto cansado da pele e é ideal para suavizar as olheiras e manchas mais escuras.

Lilás: ideal para as meninas que tem o fundo de pele amarelado e para as orientais, pois neutraliza o tom da pele.

Nude: ajuda a uniformizar a pele do rosto, deixando o visual mais natural.

Perolado: ajuda a deixar a make com glow natural

Dica: Assim como no caso dos corretivos, quando você for escolher um produto colorido, vale consultar o círculo cromático. Lembrando que: o tom do primer deve ser o oposto ao que corresponde o do seu problema.



Dicionário


Airbrush
Muito usado em desfiles de moda para criar uma pele perfeita, o airbrush - ou aerografia, em português - é uma ferramenta que começou na pintura e agora foi incorporada ao universo do make! Trata-se de uma pistola em forma de caneta com um reservatório para colocar produto e um compressor de ar. Quando acionado, a base, por exemplo, sai como um spray, ou seja, em partículas bem pequenas. Assim, o maquiador economiza tempo e consegue um resultado mais natural!

Água termal
É uma água rica em minerais que ajudam a deixar a pele hidratada sem ficar oleosa e ainda tem efeito calmante. Costuma vir em embalagem spray: perfeita para você borrifar antes de começar a fazer o make ou mesmo de noite, depois do demaquilante.

BB, CC e DD Cream
O BB Cream (Beauty Balm ou Blemish Balm) começou com uma febre entre as meninas asiáticas e logo se espalhou para o restante do mundo. Ele é famoso por sua multifuncionalidade: é protetor solar, base, hidratante e primer tudo em um único produto!
Não demorou muito para surgirem seus derivados! O CC Cream (Color Control ou Correction Cream) tem todas as funções do BB Cream, mas com ativos mais potentes. Isto é, a textura é mais leve, a cobertura é maior, com mais hidratação e ainda tem ação antioxidante, que ajuda a prevenir as rugas. Nada para se preocupar agora ;) O DD Cream (Daily Defense Cream), por sua vez, é um BB Cream para o corpo, atuando na hidratação das áreas mais ressecadas do corpo.

Lip balm
É o famoso protetor labial, que ajuda a não deixar os lábios ressecados, protegendo essa pele sensível do frio e do ar seco, por exemplo. Suas versões mais recentes ganham cores diversas. Para você ficar com a boca linda e hidratada!

Lip tint
É praticamente uma tinta feita para os lábios que seca logo que entra em contato com a boca. Por isso, é mais difícil de aplicar. O acabamento é bem sequinho, como um batom mate.

Make 3D x Make HD
O Make 3D são os produtos de cores muito fortes, pigmentadas e com muito brilho, que criam volumes que dão profundidade ao make. Essa expressão também é usada para a técnica de afinar e contornar o rosto com bases e pós de tons distintos.
Já o Make HD apareceu junto com a tecnologia High Definition da televisão, que deixa as imperfeições e o excesso de produto muito mais evidentes. É formado por pigmentos muuuuuito pequenos, que ficam imperceptíveis na tela

Make mineral
Por ser feito com produtos retirados da natureza, tipo mica e óxido de ferro, promete agredir menos a pele e até tratá- la. Mas não dispensa o demaquilante!

Pó translúcido
É um pó ultrafininho tem muitas funções, entre elas: ajudar a segurar o make e assim fazê-lo durar muito mais; fazer a sombra durar mais - quando aplicado antes; reduzir a oleosidade da pele, principalmente na zona T (testa e nariz); deixar um batom cremoso mate...

Primer
O primer, ou pré-maquiagem, é capaz de controlar a oleosidade da pele, preencher linhas finas, poros e fazer o make durar muuuuito mais! Além disso, ele melhora o deslizamento da base, corretivo e pó, que devem ser aplicados exatamente nessa ordem. Também já existe primer de olhos, para ser usado antes da sombra. Yay!

Sombra x pigmento
Enquanto a maioria das sombras costuma ser compacta, o pigmento é geralmante em pó. As cores são mais fortes, mas para funcionar direitinho precisa de um primer de olhos ou fixador de sombras antes. Também dá para ser usado por cima da sombra: o make fica ainda mais intenso!

Referências:


Apostila de Maquiagem Faetec – Cetep Duque de Caxias.

<http://www.dermatologia.net/cat-a-pele/entenda-os-filtros-solares/ >

<http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/17157-aplique-o-protetor-solar-corretamente-em-sete-passos#carousel-galeria>

<http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/a-importancia-de-reaplicar-o-protetor-solar-e-o-tempo-indicado-para-cada-fps_a2720/1>

<http://saude.ig.com.br/minhasaude/os-7-erros-do-protetor-solar/n1597627317055.html>

<http://www.natura.com.br/e/proteja-se-entenda-a-diferenca-entre-raios-uva-e-uvb>

<Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/minhasaude/os-7-erros-do-protetor-solar/n1597627317055.html>

<Cuidados com a Pele>

<http://www.vix.com/pt/bdm/beleza/bb-cream-cc-cream-ou-dd-cream-veja-diferencas-e-escolha-o-melhor>

<http://fabianascaranzi.com.br/pincel-de-maquiagem-para-que-serve-cada-modelo/>

<http://belezaesaude.com/primers/ >

<http://belezaesaude.com/demaquilante/ >

<http://capricho.abril.com.br/beleza/dicionario-make-desvende-cada-novidade-vire-expert-743905.shtml?ref=lista>

<http://www.dicasdemulher.com.br/o-tom-de-blush-ideal-para-cada-tipo-de-pele


<http://www.finaforma.com.br/blog/a-importancia-da-agua-para-a-beleza/>

<https://blog.epocacosmeticos.com.br/dicas-tratamentos/tudo-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-filtro-solar/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=dsa&gclid=CjwKCAjwv4_1BRAhEiwAtMDLsq6f49EsKOOnZI-M4WGlYtRf9EUIKbE6-CsyZHTHESUEX3FZWvrIGRoCGvEQAvD_BwE>

<https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.justrealmoms.com.br/mitos-e-verdades-sobre-protecao-solar-por-dra-juliana-macea/amp/&ved=2ahUKEwjs3fv3t4TpAhXuGLkGHSKODbYQFjABegQICxAH&usg=AOvVaw222Qa8vEkrwbqHFWfvmiE2&ampcf=1&cshid=1587847611509>

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...