Entenda a pele e cuide-se bem


A pele é o maior órgão do corpo humano, é o envoltório protetor do organismo. Protege contra a ação dos agentes externos, regula a temperatura interna do corpo e elimina toxinas. A pele é como um espelho que reflete a nossa saúde. Sua maciez e brilho mostram muito do nosso bem estar e das condições físicas do nosso corpo.

A pele tem uma extensão de aproximadamente 2m², apresentando variações de 1m² a 4m², e quimicamente possui o pH ácido e alcalino. A pele possui uma microbióta própria e produz seu próprio alimento para se manter saudável e protegida das bactérias, encarregando-se de eliminar células mortas e outros elementos que a prejudicam, por isso vive em constante transformação.





Em todos os seres vivos existe uma membrana que serve de revestimento, separando o meio interno do meio externo. Tal membrana é denominada de tegumento que, nos vertebrados, é também denominada de pele ou cútis e é formada por duas camadas: a epiderme (mais externa) e a derme (mais interna).

Epiderme - a epiderme (grego: EPI = acima; DERMA = pele) apresenta-se pluriestratificada (várias camadas) e as células superficiais vão acumulando uma proteína impermeável e insolúvel, a queratina. Tais células morrem e vão constituindo a camada córnea, ou de queratina (formada de células mortas mais queratina). As células superficiais mortas vão descamando e sendo substituídas por células mais profundas. Na base da epiderme existem células, os melanócitos, que são responsáveis pela produção e acúmulo de melanina, o pigmento que dá a cor da pele e nos protege contra a ação lesiva dos raios ultra-violetas, Na epiderme chegam terminações nervosas minúsculas para a dor, porém aqui não existem nervos nem vasos sanguíneos. Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.

Derme - é a segunda camada abaixo da epiderme, é mais espessa e formada por tecido conjuntivo. Ela é responsável pela sustentação e nutrição, esta é constituída de gel coloidal que é rico em nutrientes, onde estão mergulhados os elementos responsáveis pela firmeza, flexibilidade e equilíbrio da pele. A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pelo, fibras elásticas(elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos. 

Abaixo da pele de aves e mamíferos existe a hipoderme (grego: HIPO = abaixo; DERMA = pele), camada de tecido adiposo (células que armazenam gordura na região subcutânea, que atua como reserva energética, protetora contra choques mecânicos e isolante térmico).
 
Naturalmente a oleosidade serve para proteger e hidratar a pele, vemos um bom exemplo de funcionamento em uma pele denominada "normal", pois ela não tem nenhuma disfunção. Nesse jogo, quando retiramos o óleo demasiadamente, a pele responde produzindo mais óleo. É o chamado "efeito rebote".

A pele também passa por alterações transitórias, devido a alimentação, estresse, umidade do ar e o passar do tempo. O desequilíbrio da pele pode apresentar uma intensificação na produção ou não de óleo e acne em diversos graus (I, II, III e IV), que deverá ser tratado preferencialmente com um dermatologista.

Os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente decorrente do uso do oxigênio e reações químicas do organismo, e apesar da proteção natural os agentes externos (excesso de exposição ao sol, vento, frio, poluição, má alimentação, não beber água suficiente, falta de exercícios aeróbicos, cigarro, bebidas alcoólicas e estresse) levam ao excesso de produção das mesmas destruindo a estrutura e as funções celulares provocando o envelhecimento precoce, daí a necessidade de combatê-los a qualquer tempo.

Quadro da quadralização facial

A renovação celular ocorre a cada 28 dias, quando as células novas migram da camada mais profunda da epiderme para a superfície; quando as células novas vão subindo, achatando as mais antigas, estas já não têm mais vida, descamando-se continuamente. Por isso a importância da limpeza, esfoliação e o cuidado com hidratantes e óleos corporais, além do protetor solar.

Ao longo da vida a pele demonstra o passar do tempo, aos 12 anos com a puberdade surge a acne, dos 28 aos 30 começam a surgir marcas muito finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca, aos 30 anos as marcas passam de pequenas linhas para média profundidade, surgem pequenas rugas no pescoço, e depois dos 40 as fibras de colágeno e elastina começam a ficar enfraquecidas. Após os 45 anos aumenta-se a flacidez da pele pelo enfraquecimento das fibras, a queda natural na produção de hormônios causa carência na hidratação, e a pele já perdeu espessura pelo processo de renovação celular, aos 60 todos os sinais de envelhecimento já estão mais evidentes, além da perda de elasticidade e aumento na profundidade das rugas as marcas senis nas mãos aparecem.
A beleza e saúde da sua pele vai depender também de outros fatores, como o que você come, o seu nível de stress, os medicamentos que toma, o descanso e a quantidade de água ingerida por dia, esses determinam a quantidade de óleo que a sua pele produz e também que aspecto vai ter. 

"o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus."
1 Coríntios 6:19a

Hidratação à base d'água

Beber muito líquido é uma outra boa medida para manter a pele hidratada. Isso porque a hidratação se dá de dentro para fora. 
Alguns dos benefícios da água para a pele incluem:

💦 A água é essencial para manter a umidade ideal da pele e fornecer nutrientes essenciais às células da pele. Ele reabastece o tecido da pele e aumenta sua elasticidade. Isso ajuda a atrasar os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.

💦 A água é uma substituição perfeita para os caros tratamentos anti-envelhecimento. Ela mantém a pele bem hidratada e radiante. Para a pele macia e resistente, a dica é beber a quantidade adequada de água todos os dias.

💦 Beber bastante água combate distúrbios da pele como rugas precoces e eczemas. Também aumenta a taxa metabólica e melhora o sistema digestivo para eliminar toxinas do corpo. Isso, por sua vez, dá-lhe uma pele saudável e brilhante.

💦 Um bom banho frio é relaxante, acalma os nervos e reduz os danos causados ​​pelo estresse à pele. Mergulhe todo o seu corpo em água fria por uns minutos para rejuvenescer e revigorar a pele. Mas atenção: A longa exposição da pele à água pode eliminar os óleos naturais, por isso não prolongue a duração do banho por muito tempo.

Acnes 

Ter uma pele lisinha, livre de cravos e acnes, é o que muitas mulheres desejam. Mas isso depende também de um bom ritual alimentar. "A oleosidade da pele e o surgimento da acne são problemas de inúmeras causas. As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência. Apesar disso, a boa alimentação, associada a um estilo de vida saudável, pode amenizar o problema", afirma Ligia. 


De acordo com os médicos, os alimentos não provocam acne. Alguns estudos têm procurado uma ligação entre alguns produtos lácteos e acne, mas não existem provas científicas. 
No entanto, de acordo com a teoria da dieta do tipo sanguíneo, entre as causas estão: leite e produtos lácteos, doces e cereais com glúten.

Ligia Kogos afirma que os alimentos ricos em gorduras são os principais causadores de acnes. "Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne", diz Ligia. 

Segundo Fernanda, a alimentação mais recomendada para evitar a acne são os vegetais crus, frutas, legumes e derivados magros. 


Cravos

Os cravos (ou comedões abertos) são semelhantes a pequenas espinhas ou erupções cutâneas que aparecem na pele como resultado da obstrução dos folículos pilosos.
Estas lesões cutâneas são chamadas de “cravos” porque a superfície é escura ou preta.

Os comedões abertos são um tipo de acne que se forma no rosto, especialmente: no nariz, queixo, orelhas e testa. Os cravos também podem aparecer: nas costas, no peito, nas pernas, na virilha, no pescoço, nos braços e nos ombros.



Normalmente, os cravos são causados pela produção excessiva de sebo que ocorre quando a pessoa atinge a puberdade.
Os picos na produção de hormônios podem causar níveis elevados de hidrotestosterona (DHT), ou seja, um hormônio que desencadeia a hiperatividade das glândulas sebáceas, causando a obstrução dos poros.

estresse não tem influência direta na formação de cravos. No entanto, o estresse e ansiedade podem induzir as pessoas a coçar ou cutucar os cravos e acne, que assim podem irritar e manchar a pele.

Muitas pessoas acreditam que os cravos podem se formar por a pele não estar perfeitamente limpa.
Na verdade as lavagens frequentes podem piorar os sintomas, principalmente se forem utilizados produtos de limpeza inadequados.
Em alguns casos, os cravos podem surgir pelo uso excessivo de: sabões agressivos, tônicos alcoólicos em excesso, hidratantes à base de petrolatos, potetores solares comedogênicos, dormir de maquiagem ou o tipo de base usada no dia-a-dia. Esse excesso nos produtos em geral irritam a pele e causam vermelhidão e inchaço.

É correto espremer os cravos?

Somente em dias de limpeza de pele profunda. Ficar espremendo os cravos sem assepsia pode piorar a situação e deixar a pele manchada. O ideal é fazer uma limpeza profunda em casa uma vez na semana e se possível uma vez ao mês com um profissional especializado.

Envelhecimento 

A alimentação exerce um papel importantíssimo na estética facial e corporal. Fernanda Giannecchini afirma que determinados nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento.



Confira abaixo alguns hábitos diários que poderão ajudar na sua prevenção: 

Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados; 

Evite ou reduza o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, devido seu efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente; 

Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora; 

Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele; 

Dormir em média 8 horas de sono todas as noites; 

Evite fumar. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo; 

Evitar bebidas alcoólicas. Elas desidratam o organismo. 

Limpar, tonificar e hidratar a pele 2 vezes ao dia;

Utilizar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos; 

Aprenda a levar a vida mais leve. Sorria mais! Quando vivemos tensos toda pele fica mais enrugada e com aspecto mais velho.

"O coração alegre embeleza o rosto" 
Provérbios


Sua pele é o que você come

Beleza não põe mesa, mas está à mesa. A alimentação balanceada e manter-se hidratado ao longo do dia, além de fazer bem à saúde, ajuda a tornar as pessoas mais bonitas.

"A pele é resultado da sua alimentação. Os nutrientes que estão presentes no corpo, vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita", diz Fernanda Giannecchini, nutricionista.

Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. "A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino", afirma Fernanda.

Os alimentos também contribuem na hora do bronzeado. Para a dermatologista Ligia Kogos, as mulheres que querem uma coloração dourada devem ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis. "Esses alimentos têm betacaroteno, que ajudam a prolongar o bronzeado", declara.


Tipos de Pele

Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para conseguir tomar a decisão acertada ao escolher os cuidados específicos de acordo com as necessidades da sua pele. Os seus genes são certamente os maiores responsáveis pelo tipo de pele que você tem.


A maioria dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele seca, a pele normal, a pele mista, a pele oleosa e a pele sensível. Descubra seu tipo de pele para acertar na hora das compras.

Pele Seca: Esse tipo de pele é seca, opaca, fina e possívelmente sensível. Apresenta – também – uma aparência áspera, sem brilho e de pouca elasticidade. Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas e condições ambientais
É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele. 

Pele Normal: A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam.

Pele Mista: Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.

Pele Oleosa: Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior atividade, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

Pele Sensível: A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.




Como saber qual o tipo de pele que você tem

Se você não conseguiu descobrir o seu tipo de pele depois de ler as características listadas acima, faça um teste:

Tudo o que você precisa é de um lenço seco e limpo para limpar o rosto. 
Ao acordar de manhã limpe a cara com o seu lenço e olhe para ele. Aqueles que têm pele normal vão notar que o lenço não ficou com óleo e sentem a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. 
Os que têm pele oleosa vão ver que seu lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa. No entanto se houver óleo apenas no centro a sua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se você verificar que o óleo vem apenas do nariz e testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. 
Se depois de limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse esticada, áspera e uma sensação de secura o mais certo é que você tenha pele seca.
Pessoas com a pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando inflamada ou com coceira.

O que é skincare?

O termo “skincare” nada mais é que a tradução literal do inglês de “cuidados com a pele” para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele - de manhã e à noite. 
Pra quem não costuma fazer nada pode começar com shampoo Johnsons Baby amarelinho para limpeza, Soro Fisiológico como tônico e um creme hidratante como o Nivea Soft (minha tia que usa Nivea desde os 15 é a prova viva da eficácia dessa marca) e um protetor solar de sua preferência, se quiser um rosto e corpo use o Neutrogena FPS 50.



Skin Care Coreana

Também conhecida como K-beauty, é um termo genérico para produtos de cuidado da pele derivados da Coréia do Sul. A moda ganhou popularidade em todo o mundo e se concentra na saúde, hidratação e na falta preferida de pigmento
As coreanas seguem rigorosamente um passo a passo. “Elas priorizam os tratamentos para o rosto, prezam por uma pele de cor uniforme. É uma tradição familiar que vem desde a infância delas e se aperfeiçoou com as tecnologias”, diz a dermatologista Milena Lopes.

 
@hadalabo_brasil por @joycekitamura on instagram

1. Limpeza: retirar a maquiagem com Cleansing Oil ajuda a purificar os poros, depois lavar a pele com água e um sabonete indicado para o seu tipo de rosto.

2. Esfoliação: essa etapa não deve ser feita diariamente, o ideal é que ocorra no máximo três vezes por semana.

3. Tônico: após a limpeza, é muito importante usar um tônico facial hidratante ou com propriedades específicas para facilitar a absorvição dos próximos produtos. A água micelar demaquila e tonifica, mas não regula o pH da pele, não limpa profundamente e nem prepara a pele para uma melhor absorvição dos próximos produtos.

4. Essência: as coreanas costumam usar diariamente um fluido de espessura bastante fina, mas que contém ativos concentrados. Nós podemos usar o Soro Fisiológico depois do tônico.

5. Sérum nesta etapa, o produto é escolhido de acordo com a necessidade da pele. Pode ser um clareador para manchas ou um creme de rejuvenescimento. Segundo a dermatologista Milena Lopes, a vitamina C é uma boa aposta, pois contém antioxidantes que hidratam, previnem e reparam o envelhecimento. Ela é indicada para uso a partir dos 20 anos e a aplicação noturna pode ser feita a partir dos 24 anos.

6. Máscara: não precisa ser usada diariamente, o ideal é que seja aplicada pelo menos uma vez por semana. Os benefícios, como clareamento de manchas, poros disfarçados e tenacidade, são imediatos e visíveis. Aproveite e dê batidinhas para potencializar o efeito tensor

7. Creme para os olhos: a região delicada do rosto precisa de cuidados específicos. E lembre-se o correto para aplicar produtos nessa área é fazer movimentos circulares de dentro para fora.

8. Hidratação: o hidratante é importante para repor a quantidade de água perdida e, assim, prevenir os sinais da idade. Uma dica para aplicação: faça o movimento de dentro para fora; da lateral do nariz e do queixo em direção às orelhas.

9. Protetor Solar: item indispensável antes de sair de casa. A reaplicação também é fundamental para manter a saúde da pele; Milena indica reaplicar o protetor solar facial de três em três horas. Uma opção prática para a reaplicação no dia a dia é usar pó compacto com fator de proteção.

10. Passo noturno: antes de dormir, é preciso acrescentar um anti-idade mais potente para contribuir com a renovação celular durante o sono.




Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

Pele Seca
:

De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. 
Na hora da limpeza, evite ao máximo usar sabonetes comuns. Dê preferência aos sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca.

Tenha preferência por tônicos hidratantes para pele seca e hipótese alguma utilize loções à base de álcool ou adstringente. Na hora de hidratar, use e abuse de hidratante à base de petrolatos, mais pesados, na forma de cremes como Nivea da Lata.
Protetor solar FPS 50. O mesmo previne o aparecimento das famosas rugas.

Pele Normal

A pele normal tem textura suave, delicada e saudável. Apresenta um tônus adequado quanto à elasticidade.

Os poros desse tipo de pele são pequenos, finos e pouco visíveis. Ou seja, aparecem sempre no mesmo tom da pele, deixando assim a pele bonita, com brilho bastante natural. É um tipo de pele que todos nós gostaríamos de ter, contudo é importante manter a hidratação para que a mesma não tende a se tornar seca. Opte por um agente de limpeza neutro, tônico hidratante, hidratante para área dos olhos à base de petrolatos e hidratante facial à base d'água. Proteção Solar FPS 30 livre de óleo.

Pele Mista: 

A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T ( testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma maior dilatação, diferentemente do restante do rosto, onde a pele apresenta característica de desidratação.
Esse tipo de pele apresenta também um desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas, por isso é importante um gel de limpeza neutro, um tônico adstringente livre de álcool e hidratante a base de água. Proteção solar FPS 30 livre de óleo.

Pele Oleosa

A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea, apresentando uma característica mais espessa, brilhante e úmida.
O motivo para que ela seja oleosa é a própria herança genética. Porém, existem outros fatores que podem contribuir para o excesso de oleosidade tais como: excesso de sol, stress, alimentação inadequada etc.

Quantidade padrão


Cuidados importantes com a pele oleosa

Cleansing Oil: É a primeira etapa da limpeza, demaquila e ajuda a remover os cravos gradualmente. 

Limpeza: A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna, utilizando sempre sabonetes específicos para pele oleosa. 

Esfoliação: Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele. Uma ótima recomendação para as pessoas que tem pele oleosa. Esfolie a pele três vezes por semana.

Tonificação: A tonificação é uma etapa muito importante no processo de limpeza das peles oleosas, pois as loções tendem a equilibrar o pH da pele. Temos loções alcoólicas para dias de poros muito abertos, mas em geral um tônico leve é mais indicado para o dia a dia.

Hidratação: Pele oleosa peecisa de hidratação sim, se não ela produz cada vez mais óleo por estar desidratada. Na hora de hidratar, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros. 

Proteção Solar: Utilize hidratantes especiais e especifico para esse tipo de pele. Dê preferência aos loções que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição.



Poros Dilatados

Um dos maiores problemas das peles oleosas e mistas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da própria pele, principalmente na zona T.
De acordo com a médica Valéria Marcondes, os poros se dilatam devido ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. “O acúmulo de resíduos na superfície da pele - como poluição e maquiagem - também leva à dilatação”.

A melhor forma de fechar os portos dilatados é fazendo uma limpeza de pele profunda, pois assim é possível remover as células mortas e toda a sujeira acumulada nos poros. Além disso, é importante hidratar a pele todos os dias com produtos adequados para o seu tipo de pele.

A recomendação da médica é a visita regular ao dermatologista, que vai poder indicar os melhores tratamentos para cada caso, como o uso de ácidos, como alfa-hidroxiácidos, ácido glicólico e derivados do ácido retinóico, assim como vitamina A (retinol) e retinaldeído.


Cravos: como tratar?

Muitos medicamentos para acne estão disponíveis na farmácia. Eles matam as bactérias, enxugam o óleo em excesso e forçam a pele a eliminar as células mortas.

Os cosméticos e medicamentos que contêm ingredientes tais como: resorcina, ácido salicílico, peróxido de benzoíla.

Para retirar os cravos
Máscaras removedoras como a Clearskin com argila branca da Avon
As fitas removedoras de cravos da Nivea, Ricca ou Bioré.

Antes de aplicar é preciso limpar a pele com água morna, se for fita ou adesivo deixe-a úmida.
Aplicar o adesivo ou a máscara na área e deixar repousar o tempo de secagem.
Quando o adesivo ou máscara começar a secar (após aproximadamente dez minutos), deverá ser removido lentamente.
Se for puxado com muita força, os cravos não serão removidos.

Se a acne não melhorar o médico dermatologista pode sugerir medicamentos que precisam de prescrição médica.
Existem medicamentos que contêm vitamina A, tais como: tretinoína, isotretinoína. Esses medicamentos promovem a esfoliação química da pele e previne o surgimento de novos.
O médico também pode prescrever peróxido de benzoíla e antibióticos no caso de espinhas ou acne cística, além de cravos.

Evitar determinados produtos
Existem alguns produtos para o cuidado da pele que podem entupir os folículos pilosos e favorecer a formação de cravos (produtos comedogênicos), por exemplo: manteiga de cacau, vaselina, parafina, óleo mineral, lanolina e 
cera. Estes itens estão na descrição dos ingredientes de cada produto.

Pele Sensível

Todos os tipos de pele podem ser ou não sensíveis. A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é bastante fina frágil e delicada. Em geral adquire aparência áspera. Outra característica comum neste tipo de pele é a irritabilidade. Ou seja, a mesma é muito sensível às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Geralmente desenvolvem vermelhidão, ardor ou até mesmo manchas e espinhas como reação alérgica.

Cuidados importantes com a pele sensível

Limpeza: utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis e na hora de secar a pele, use a toalha macia de forma delicada, pressionando sem esfregar.

Esfoliação: Não é recomendado usar esfoliante, porém, se você optar em usá-lo é importantenão esfregar com força.

Tônico facial: somente se o mesmo não tiver álcool e a hidratação deverá ser feita somente com produtos especiais. 

Hidratante: leve à base d´água.

Filtro solar: de fórmula leve e livre de óleo, com fator de proteção alto, FPS 30 ou mais.

Utilize sempre produtos específicos para pele sensível

Maquiagem mineral ou a base de água e livre de óleo pesados.

Evite cosméticos resistente a água. 

Não utilize cosméticos vencidos. 



Bônus

Oil Cleansing Metod (OCM)

O nome lembra o cleansing oil coreano, e o princípio é o mesmo: semelhante dissolve semelhante, logo óleo retira óleo, dissolvendo as impurezas de dentro pra fora. Essa limpeza é possível a todos os tipos de pele.
Ela é feita antes do seu sabonte tradicional.

Quando você faz a limpeza com óleo eles grudam no óleo natural da sua pele, penetrando profundamente e limpando toda a sujeira. Outrossim é que os óleos podem ter propriedades anti-inflamatórias, secantes ou calmantes (óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de rícino, óleo de amêndoas doces, óleo de semente de girassol e óleo de melaleuca ou tea tree). 
Eu usei o que eu tinha em casa: óleo de coco. Depois lavo o rosto com Johnsons Baby 🚿.

Como limpar a pele com óleo vegetal prensado à frio

Com as mãos e o rosto secos pegue uma quantidade de óleo de coco (porque eu ja tenho em casa) ou outro de sua preferência e aqueça esfregando uma mão na outra. 
Aplique massageando o rosto com movimentos lentos e firmes até a maquiagem derreter. Concentre-se mais um tempo nas áreas problemáticas para desobstruir os poros, geralmente na zona T.
Para retirar pegue um pano de algodão com água limpa e quente para suavizar seus poros e remover o óleo. Com o pano molhado coloque-o sobre o rosto até esfriar.
Limpe o óleo e já lave o pano na água quente. Limpe novamente com suavidade mais umas duas vezes. Não precisa esfregar com força.
(pode ser ao entrar no chuveiro e já finaliza o dia com um banho relaxante).
Depois é só lavar o rosto com seu gel de limpeza ou shampoo de bebê.

Óleo de coco na pele


Um estudo publicado pela plataforma PubMed mostrou que o óleo de coco extra virgem é um ótimo hidratante para a pele. Ele melhora o ressecamento, a coceira, a descamação, a aspereza e as rachaduras na pele causadas pela xerose cutânea (a secura da pele que pode ser resultado de baixa umidade do ar, clima frio, banhos muito longos e quentes, desidratação, deficiência de vitamina A, deficiência de vitamina D, lavagem frequente, queimaduras, exposição ao sol e medicamentos) também auxilia na cicatrização. Tem propriedades antioxidantes, antifúngica, antibacteriana, tem efeito calmante, desintoxicante, condicionante, emoliente e hidratante.



ReferênciasAgência MBPress, Cuidados com a PeleCyberdietUniversitarioEstadão, Mundo das tribos, Mutari, Fisioterapia para todos, Tua Saúde, Simples Bella, DermaClub, Farmacêuticas, Ecycle, Coisas de Diva.

Edit: Maio, 2020.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...