Pele sensível e alergias. O que fazer?


O Brasil como terceiro maior mercado de cosméticos do mundo deve acompanhar um alerta maior sobre as possíveis reações adversas que decorrem do uso de cosméticos. 

E quando a pele é sensível, até mesmo um ventinho gelado ou um creme diferente bastam para causar vermelhidão e coceira. Um estudo recente do Journal of Cosmetic Dermatology, feito com mulheres e homens, mostrou que 62% delas e 52% deles tinham irritação na pele por causa de cosméticos (foram analisadas 3.800 pessoas, 3300 mulheres e 500 homens).

Com uma oferta cada vez maior de cosméticos, aumenta o número de substâncias diferentes em contato com a nossa pele e, com isso a possibilidade de desencadear alguma alergia
Você ficou dias sonhando com um produto e, quando conseguiu comprar, ele te deu alergia? Em mim já, alguns inclusive. A situação é muito desagradável, porém comum. 


Alergias a cosméticos são mais comuns nos extremos, o calor no verão e o frio no inverno. Um creme utilizado a vida inteira pode ser a causa do problema: filtro solar, autobrozeador, hidratante potente, shampoo, creme para o cabelo,etc.

Mesmo quem nunca sofreu com efeitos colaterais corre o risco de desenvolver o problema por hipersensibilidade. Quem começou a apresentar sinais de alergia, como coceira e vermelhidão, deve procurar um dermatologista para saber se tem reação alérgica a substâncias presentes nos produtos.

A principal reação adversa é a dermatite de contato, uma inflamação da pele que pode provocar desde vermelhidão e coceira até dor e inchaço, além da formação de bolhas.

A causa pode ser irritativa ou alérgica. Da primeira ninguém escapa. Acontece quando a pessoa tem contato com uma substância irritante, como ácido sulfúrico. Já a alérgica ocorre quando o corpo desenvolve sensibilidade a uma substância. 


Dermatite atópica in Bezzia

A dermatologista Mônica Aribi explica que qualquer componente pode desencadear uma reação alérgica. Mas há alguns ingredientes que tem alta probabilidade de causar alergia, como, por exemplo, os formaldeídos e os corantes, principalmente os vermelhos. Sem os devidos cuidados a alergia pode evoluir, infecionando a lesão e necessitando de tratamento com antibióticos. E se você já é alérgico a algum produto, fique alerta: sua chance de ser alérgico a outros é maior, pois a maioria têm em suas fórmulas alguns componentes comuns, como os conservantes.

Raramente alguém descobre uma alergia antes do contato, mas é possível se prevenir. “Ao utilizar um produto novo, coloque uma pequena quantidade no antebraço e aguarde por algumas horas. Repita por mais dois dias e, se não aparecer nenhum sinal de irritação, você pode usá-lo normalmente”, orienta a dermatologista.

Os especialistas aconselham que as pessoas façam testes com os cosméticos cerca de três dias antes de usá-los para valer. Uma reação alérgica costuma demorar 48 horas para manifestar os sintomas. 
As áreas que são mais sensíveis para o aparecimento de alergias são rosto, pescoço e colo, onde a pele é mais fina e os produtos são mais absorvidos. Problemas com produtos utilizados nos cabelos muitas vezes se manifestam na nuca e nas costas. 

A alergia pode ocorrer com qualquer cosmético, pois o agente causador está na lista de ingredientes, que habitualmente ninguém olha: cremes, shampoos, maquiagens, desodorantes, perfumes, entre outros, e o mais comum: o esmalte de unhas. 

Um vidro de esmalte contém mais de 50 substâncias químicas que entram na corrente sanguínea após 2 horas da aplicação, de acordo com estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, juntamente com o Environmental Working Group (EWG), uma organização ambiental americana. 

As nossas unhas são impermeáveis à grande maioria de moléculas, mas uma exceção é o DPHP que é absorvido pelas cutículas e arredores das unhas, e pode também entrar no corpo humano através da inalação ou da ingestão, para aqueles que levam as mãos à boca”, diz Johanna Congleton, cientista do EWG

De acordo com Paula Dadalti, coordenadora do núcleo de alergia e imunologia da SBD-RJ, o esmalte para unhas é freqüente causador de alergia na face. É que, ao coçar o olho ou levar a mão à boca, o esmalte irrita os lábios e as pálpebras.

Um estudo realizado pelo Cancer Prevention Insitute of California em salões de manicures pela Califórnia documentou doenças severas nos funcionários, como dores de cabeça crônicas, problemas respiratórios e irritações de pele, associadas à sobre exposição aos solventes contidos nos produtos de unha.

Principais sintomas de alergias a esmaltes,

Alergia, você tem ou não tem. Os testes de contato são o jeito mais eficiente de descobrir", afirma o coordenador do núcleo de cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ), Marcelo Molinaro. Esses testes consistem em aplicar no paciente uma pequena quantidade de substância química com potencial de causar uma reação alérgica. Se o local apresentar algum tipo de irritação, é possível detectar qual produto deve ser suspenso pelo usuário. "Nesse caso, é difícil fazer o diagnóstico, porque a alergia não se manifesta no local da aplicação do produto", explica. 

A boa notícia é que as melhores marcas possuem produtos na versão hipoalergênica. A notícia ruim é que não há tratamento. “Uma vez alérgico a um produto, sempre alérgico. O que existem são formas de acalmar as crises, com uso de antialérgicos e cremes com cortisona”.

Existem inúmeras substâncias que podem desencadear a dermatite. Depois que surgem os sintomas a melhor forma para descobrir o que causou ainda é a tentativa e erro: ir testando os produtos. Muitas vezes o problema está no veículo usado. Por exemplo, em um filtro solar, o princípio ativo que protege está em um creme onde também vão corantes, fragrâncias etc. 



Pesquisa
Um levantamento feito em 2006 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia concluiu que a dermatite de contato está entre as cinco principais doenças de pele no Brasil. A pesquisa foi feita com base em 54.509 pacientes nos consultórios de dermatologia e na rede pública de saúde. Com 3,9% de incidência, a dermatite de contato ocupa a quinta posição no ranking geral.

Não é possível discriminar todas as causas da dermatite, já que essa irritação pode advir do uso de xampus, detergentes, sabão, bijuterias (casos também bastante comuns) ou qualquer produto de beleza. "De qualquer forma, é possível dizer que os cosméticos são uma causa importante da dermatite de contato", afirma Paula Dadalti.

1. Existe um teste para saber se sou alérgico?
Sim. O teste de contato alérgico é padrão ouro no Brasil.

2. Qual é o principal tipo de alergia causado por cosméticos?
A dermatite de contato é a irritação mais comum. Trata-se de uma reação inflamatória que ocorre como forma de defesa a um agente agressor -no caso, um produto químico. Manifesta-se em forma crônica, subaguda e aguda. Provoca desde vermelhidão até inchaço e formação de bolhas, nos casos mais agressivos, além de infecções e falta de ar.

3. Quais são os produtos que mais causam alergia?
Todos os cosméticos podem causar alergia, asim como produtos de limpeza.

4. Qual o tratamento indicado?
O mais importante é a eliminação do agente causal. O tratamento das lesões, que deve ser realizado sempre com orientação profissional, depende da fase da reação alérgica.

Hipersensibilidade a cosméticos
As reações de contato por alergia dependem de um processo de sensibilização e por isso não surgem na primeira vez que uma pessoa usa um determinado produto, mas sim após algum tempo. Este fato explica uma dúvida comum: - “se eu sempre usei, como é que só agora surgiu a alergia?”.

“Às vezes, a pessoa usou a vida inteira o produto e um dia desenvolve alergia. Dá para comparar com um balde, onde cai todo dia uma gotinha e, a partir do momento em que transborda, vai transbordar sempre, ou seja, ela vai ter alergia a isso por toda a vida”, diz a dermatologista cosmiatra da Unifesp Meire Brasil Parada. 

Estas reações se acompanham de eczema e se acompanham de coceira importante. Logo surgem áreas avermelhadas (eritema) onde aparecem bolinhas de água (vesículas) e que podem se romper eliminando um líquido pegajoso (exsudação). Com o passar do tempo, o liquido seca, podendo surgir crostas e descamação. Utiliza-se a denominação de eczema ou dermatite de contato.

Se a suspeita recai sobre um produto, o melhor a fazer é parar de usá-lo. O ideal, segundo Meire, é deixar a pele se recuperar antes de partir para outro cosmético. 

Dermatite de contato aos cosméticos
O diagnóstico da dermatite de contato é feito através da análise clínica feita pelo médico. O exame físico evidenciará o tipo e a localização das lesões e o teste de contato complementará a busca do fator causal 

A história clínica de cada pessoa
Ao conversar com o paciente, o médico procurará identificar o número de vezes que foi utilizado o produto e investigará a forma, onde e como começou a lesão cutânea. Por exemplo: um eczema em pálpebra que se iniciou um a dois dias após uma ida à manicure, deve ser suspeitado o esmalte de unhas como causador do processo.
Outros pontos importantes a serem investigados são: ambiente e atividades profissionais, vestuário, tipo de cosméticos utilizados, ambiente domiciliar do paciente.

As lesões apresentadas na pele:
Ao examinar o paciente, o médico observará a localização e o aspecto das lesões. 

Algumas localizações são características:
· Eczema em orelhas: brincos
· Eczema em axilas: desodorantes
· Eczema em pescoço: perfumes, colares, esmaltes.
· Eczema em pálpebras: esmaltes de unhas
A dermatite de contato pelo esmalte de unhas raramente se dá na própria unha, por ser uma região dura, mas sim na face, em especial nas pálpebras e no pescoço.

O teste de contato:
Este teste é feito aplicando várias substâncias aderidas a um papel de filtro nas costas do paciente, deixando em contenção durante 48 horas. Após este período, o teste é retirado, o local é marcado e a leitura é realizada 48 e 72 horas após a colocação. Recomenda-se expor à luz solar após sua retirada, para observar possível reação com, a luz (fotoreação).
O teste de contato é feito com uma bateria padrão de substâncias, mas pode ser realizado também com os cosméticos usados e suspeitos de serem causadores do eczema. 
É praticamente impossível fazer uma lista completa de todas as substâncias utilizadas em cosméticos, pois são utilizados um grande número de conservantes, corantes, fragâncias e veículos. Entretanto, algumas substâncias são sensibilizantes freqüentes, como por exemplo:
Parafenilenodiamina (tintura de cabelo, cosméticos escuros)
Sulfato de níquel (tintura de cabelo, contaminante em corantes)
Eosina (corante usado em batons)
Anilina (lápis de sobrancelhas)
Bálsamo do Peru (fragâncias)
Perfume mix
Nitrocelulose e cloreto de cobalto (esmalte de unhas, etc.)
Entre outros.

Relato da Sabrina do blog Coisas de Diva

Tratamento da dermatite de contato

O tratamento ideal é aquele onde se consegue identificar a substância responsável, afastá-la evitando assim o problema. 

Só suspender o agente causador já é uma forma de tratar. Compressas com água filtrada ou soro fisiológico, sempre frios, podem aliviar. Em último caso, usar um creme com corticóide”. 

Procedimentos simples podem ajudar. A pele deve ser bem limpa, evitando outros produtos que possam ser alergênicos, como sabonetes e cremes. Existe a opção de usar produtos hipoalergênicos, isto é, que raramente provocam alergia, porém mesmo assim algumas pessoas poderão reagir.
A água quente também deve ser evitada pois dilata os vasos e pode piorar o caso. Outro cuidado é não tomar sol: “É um processo inflamatório. Tudo que fica vermelho, se a pessoa tomar sol em cima, pode ficar castanho, uma mancha escura que pode até não sair”.

Mas, se a pessoa optar por um medicamento, deve ter orientação do especialista, pois pode haver confusão com outras doenças de pele. 
Por isso, é muito importante procurar um médico especialista em alergia que irá orientar não apenas o tratamento das lesões cutâneas, mas também a prevenção de futuros episódios

Produtos hipoalergênicos
É preciso ter cuidado, pois o uso do termo na embalagem não significa passe livre para 100% dos alérgicos

Os produtos hipoalergênicos têm baixa probabilidade de causar problemas, pois eles sofrem adaptações, como não ter perfume, e usam ingredientes que raramente dão alergia. Quando são de empresas conceituadas, geralmente funcionam”, afirma Mário Grinblat. 


Alguns esmaltes hipoalergênicos podem tirar formaldeído, tolueno, DBP (dibutilftalato), resina tosilamida e parabeno -que estatisticamente causam mais alergias- da fórmula, mas outras substâncias químicas ainda podem ser prejudiciais para outros tipos de alérgicos. Alguns esmaltes hipoalergênicos são da Risqué, Impala hipo, Avon, Natura, Granado e Oceane.

Esmalte 3 FREE – livre de: formaldeído, o toluenol e o dibutilftalato (DBP). 

Esmalte 4 FREE – livres de: formaldeído, toluenol, dibutilftalato e resina de formaldeído.

Esmalte 5 FREE – livres de: formaldeído, tolue, DBP (dibutilftalato), resina tosilamida/formaldeído e cânfora.

Esmalte 7 FREE – livres de: dibutilftalato, toluenol, formaldeído, resina de formaldeído, cânfora, petrolato e outros conservantes. 

Esmalte 9 FREE – livres de:

Formaldeído: Também conhecido como formol, é uma substância carcinógena, com potencial de causar alergia.

Tolueno: Também chamado de tolue ou toluenol, é uma substância usada para dar a textura suave e evitar que o pigmento se separe na fórmula. É causador de náuseas, tonturas e irritações na pele, nariz e olhos, um potencial tóxico à saúde humana e ambiental.

Dibutilftalato ou DBP: descrito como ftalatos, no esmalte é um plastificante usado para dar brilho e evitar que descasque na unha.
Pode causar alterações hormonais, alguns médicos afirmam que ele pode até prejudicar a gravidez e fertilidade de mulheres. Por ser um plastificante também polui o meio ambiente.

Resina de formaldeído: Com potencial de causar alergia.

Cânfora: Com potencial de causar alergia.
Fosfato de Trifenilo (TPHP): Com potencial de causar alterações hormonais.

Tosilamida de etilo: É um ingrediente formado a partir do tolueno, que possui potencial tóxico.

Xileno: Ingrediente com potencial de causar alergia.

Toxi Free® totalmente livre de Dibutilftalato (DBP), Tolueno, Bisfenol, Cânfora e Resina de Formaldeído; além de pigmentos isentos de chumbo.


Henna Creme @suryabrasilvegan
In Instagram @coisasdediva

tintura de henna é um plano B para as alérgicas a parafenilenodiamina (presente nas colorações) que não querem deixar os fios brancos. Mesmo assim, elas precisam ficar de olho na embalagem, pois algumas marcas adicionam parafenilenodiamina. 

Além da henna, há um tonalizante à base de óleo de camomila que clareia até dois tons o cabelo e também deixa os fios brancos douradosGNT.GNdo o efeito de luzes. Ela explica que, por serem naturais, esses cosméticos não colorem com a mesma potência que os produtos químicos. Os fios brancos ganharão um tom dourado, mas não vão ficar loiros como nos processos à base de água oxigenada. 

Na maquiagem, as soluções para as alérgicas são mais difíceis. Uma sugestão é diminuir o numero de produtos  até encontrar marcas que não causem nenhuma reação na pele.
Ter sempre o cuidado de tirar a maquiagem antes de dormir, escolher cosméticos hipoalergênicos e evitar se expor ao sol após a aplicação do produto são algumas orientações dos dermatologistas para evitar que surjam reações adversas na pele. A luz solar pode alterar as propriedades químicas de alguns produtos, tornando-os tóxicos.

A supervisora de maquiagem da TV Globo, Lindalva Veronez, diz que é preciso tomar cuidados tanto na aplicação como na limpeza da pele após o uso. "Não adianta comprar um produto bom e não ter cuidado com a limpeza, a tonificação e a hidratação", afirma. No caso de qualquer sintoma de alergia, o melhor a fazer, diz ela, é retirar todos os produtos, lavar o rosto com sabão neutro e deixar a pele limpa.

Maquiagem orgânica blog Doce Leveza

Maquiagem orgânica
É rica em vitaminas, óleos e minerais, e que não tem contato com hormônios, agrotóxicos e/ou conservantes, organismos geneticamente modificados, adubos sintéticos, que estão ligados a diversos malefícios para a saúde e para a natureza. Sua pele absorve apenas produtos naturais, ao se maquiar você cuida da sua pele com as propriedades nutritivas e antioxidantes.
A maioria das pessoas que usam orgânicos são as que sofrem com alergias e sensibilidade a produtos “comuns”.
Para ser considerado orgânico, o produto tem que ter no minimo 95% da sua fórmula composta por matérias primas naturais e puras rastreadas, como óleos essenciais, extratos e manteigas vegetais. 
Esses produtos incentivam o desenvolvimento do pequeno e micro agricultor.

Maquiagem natural
Tem em sua fórmula no mínimo 5% de ingredientes orgânicos rastreados, mas podem mais dependendo do produto ou da marca. 
Não possuem parabenos, fragrâncias ou corantes artificiais, derivados de petróleo, silicones e outros ingredientes perigosos para a saúde e para o meio ambiente.

Maquiagem Vegana
A maquiagem vegana é consumida em sua maioria por pessoas que já levam esse estilo de vida. Os produtos não contêm nenhuma substância de origem animal em seus componentes, são totalmente vegetais, sem derivados sintéticos ou de animais, como mel, leite ou gordura, com no mínimo de 10% de matéria orgânica.

Maquiagem Cruelty free 🐇
Significa que não foram testados em animais. Atualmente é permitido testes em animais em alguns casos.
Algumas marcas brasileiras são totalmente livre de testes em animais, como: Adcos, Bio Extratus, Contém 1g, Dailus, Dermage, Embelleze, Farmaervas, Granado, Impala, Latika, Natura e Grupo O Boticário (detentor das empresas Eudora, O Boticário, Quem Disse, Berenice e The Beauty Box).

Cuidados para diminuir a sensibilidade

Vista algodão
Quanto mais natural for o tecido, melhor. A dermatologista Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que os fios sintéticos desencadeiam mais alergias. "O organismo reage com mais vigor a substâncias sintéticas, o que pode desencadear um quadro de alergia ou até uma inflamação se a pele for muito sensível", afirma. O algodão só não é indicado quando você for praticar atividade física. "Esse tipo de tecido é muito pesado, prende o suor e fica encharcado facilmente", afirma o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se. Nesse caso, tecidos próprios para esporte são melhores porque ajudam o corpo a trocar calor com o ambiente.

Use cosméticos infantis
As linhas de produtos de higiene para bebês concentram menos componentes capazes de causar alergias. Se você costuma apresentar irritação na região ao redor dos olhos, por causa de maquiagem, poluição e outros fatores, experimente lavar a área com xampu neutro de criança. "Muitos oftalmologistas recomendam essa prática para pessoas que têm blefarite, que é uma inflamação das pálpebras causada pela produção exagerada de óleo", afirma a dermatologista Carolina.
Pesquisadores americanos do Brooklyn's Long Island Hospital afirmam que, se você usar xampu infantil como sabonete para o rosto duas vezes ao dia, tende a diminuir 90% de coceira, vermelhidão e inchaço na região dos olhos. Eles explicam que o produto remove impurezas que se acumulam nas pálpebras e que podem causar irritação. 


Use sabonete neutro
Sabonete neutro, de glicerina ou mesmo infantil são os melhores para limpar a pele sensível sem remover a camada natural de proteção que ela tem ou provocar reações inflamatórias. "Costumo indicar o sabonete líquido infantil para lavar tanto o rosto quanto o corpo, pois tem ação desengordurante melhor do que o de barra e é menos irritante", recomenda Carolina Marçon. Para o rosto, você pode usar o produto duas vezes por dia, priorizando o momento antes de dormir para garantir que a pele não passe a madrugada toda cheia de impurezas.

Não esfregue demais a pele
Esse cuidado vale, principalmente, ao lavar o rosto. "Dependendo da intensidade da força, você pode até causar lesões e romper fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele", conta a dermatologista Cristina Graneiro, da clínica La Liq, no Leblon, Rio de Janeiro. Em vez disso, faça uma massagem suave para estimular a circulação local, aumentando a chegada de nutrientes por meio do sangue para as células da pele.

Evite roupas muito justas
Calça jeans e outras roupas muito justas ficam em atrito constante com a pele, o que aumenta as chances de irritação. "Além disso, a roupa apertada pode prejudicar o crescimento do pelo e deixá-lo encravado, causando inflamação", lembra Carolina Marçon. Passar um creme hidratante e logo em seguida já vestir uma calça apertada também não é uma boa ideia, pois isso concentra ainda mais o produto na pele que, sem respirar direito, tende a ficar irritada.

Tire a roupa após voltar da academia
O contato constante com uma roupa suada e molhada pode facilitar a proliferação de fungos na pele. Você não vai enxergá-los, mas sente a presença deles com a coceira e vermelhidão que podem surgir. "Se você já estiver com a pele irritada, o suor pode agravar ainda mais por ser ácido", diz a dermatologista Carolina.

Creme hidratante adequado
Cremes com perfumes fortes e cores diferentes devem ficar longe da sua prateleira. Se for usá-los, faça isso após passar um hidratante que não cause irritações. "O ideal é pedir ao dermatologista a indicação de um produto com baixa concentração de componentes irritantes e alto poder de hidratação, respeitando o seu tipo de pele", afirma Carolina Marçon. A hidratação da pele ajuda a manter a camada de proteção natural e evitar o ressecamento e, por isso, não deve ser descartada. A solução é se empenhar na busca de uma fórmula compatível com sua pele. 


Cuidado com o inverno
O clima seco da estação mais fria do ano pede hidratação redobrada para a pele não ficar ressecada demais e propensa a irritações. Já os banhos muito quentes e demorados precisam ser evitados. "A água quente elimina a camada que mantém a pele hidratada, chamada manto lipídico", afirma a dermatologista Carolina. "Isso faz com que a pele perca água e fique vulnerável a diversas substâncias externas." Nesses casos, um simples vento, carregando pó, partículas de poluição e outros componentes, é suficiente para causar coceira.

Cuidados no Verão 
Além das dermatites de contato, outros problemas dermatológicos são mais comuns durante o período mais quente. Um deles é o excesso de cravos e espinhas. Quando a pessoa tem a pele oleosa e usa cremes gordurosos, os poros podem entupir. “Os hidratantes e filtros devem ser adaptados ao tipo de pele da pessoa. Se ela tem a pele oleosa, deve usar em forma de gel”, alerta a dermatologista Meire Brasil Parada. 
Jaime de Oliveira Filho, dermatologista e coordenador de Cosmeatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta para as urticárias, um engano imunológico em que há uma vaso-dilatação sem controle. Elas podem ocorrer por motivos que vão da mudança de temperatura drástica a alimentos. A manifestação mais comum é na pele, com lesões em placas pruriginosas de caráter migratório. “Ninguém está livre das urticárias”, diz ele. 
As miliárias, brotoejas de adulto, também aparecem mais no calor, quando há obstrução das glândulas sudoríparas, muitas vezes causada por produtos inadequados. 
As pessoas que estão tomando remédios, como antidepressivos, antiinflamatórios e antibióticos, ficam ainda mais vulneráveis e com mais chances de ter alergias quando são expostas aos raios solares, em razão dos raios ultravioletas.

REFERÊNCIAS

GNT











Edit: Maio, 2020.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...