DICAS DA VOVÓ: Seja Vintage! Qualidade de vida nasce de pequenos hábitos diários

Nossos avós faziam e nós também podemos cultivar esses velhos hábitos saudáveis. Faz bem pra nós e pra natureza!!!

Muita gente acha que o passado é algo chato, mas podemos encontrar muitas dicas incríveis de como viver uma vida mais eco e com mais qualidade. Consciência ecológica é o que há!


Pintura sobre tela por Paula Vaughan


Caminhe mais

Nossos avós andavam bem mais do que a gente. Porque ir na esquina comprar pão não precisa ir de carro! Caminhar é bom para o corpo e para a mente. Caminhar melhora a sua pressão arterial, aumenta a sensação de bem-estar liberando muita endorfina, e se quiser faça uma caminhada umas três vezes por semana e terá uma vida longa.


Cozinhe mais em casa

Cozinhar pode ser algo relaxante e prazeroso. Além disso, é um hábito que pode ser saudável, pois você escolhe os ingredientes e controla o modo de preparo, fazendo suas receitas serem mais saudáveis. Assim você controla até as calorias se quiser!! Tem cada receita maravilhosa pra gente testar, no instagram, YouTube ou até mesmo um site que vi que te mostra as receitas pra você fazer com o que tem em casa. Também receber os amigos em casa ao invés de sair para comer, temos as receitas de comidas para festas, das entradas às sobremesas. Aproveite a cozinha terapia, é uma beleza!


Dita Von Teese

Cuide de um jardim

Tudo bem, muitos não têm espaço para ter um super jardim como nossos avós tinham. Mas uma planta ou flores em um vaso já fazem diferença. O objetivo é ter um hobbie terapêutico. Existem modelos no Pinterest de hortas verticais, em canos, garrafas PET, etc. Use a criatividade, você ajuda o meio ambiente e consome menos agrotóxicos. Pode começar pelos temperos como salsa, pimenta, manjerona, manjericão, alecrim, babosa, capim limão... a lista de opções é imensa. Fora que ter flores em casa é um mimo para os olhos e muda o aroma do ambiente.

Escreva cartas

Nós sabemos: faz bastante tempo que você não pega uma caneta e um papel e escreve uma carta pessoal para alguém importante e a coloca no correio. Pense que escrever uma carta hoje em dia demonstra atenção. Quando viajar mande cartões postais, ou no natal mande seus cartões para seus parentes pelo correio, é um mimo!



Cartão Postal aquarela sobre papel por Gabriela Luft

Faça mais uso de remédios naturais

Resfriado, tosse, dor de garganta? Por que não tentar remédios naturais primeiro, como nossos avós? Por exemplo guaco com sal para gargarejo, ou um chá de carqueja branca para o estômago. Ainda tinha um xarope que meu tio avô Neco fazia (que vou ter que pedir a receita pra posteridade) que curava qualquer resfriado e ainda era expectante, feito com cascas de árvores nativas da região onde ele morava e mel.

Cuide de suas roupas.

Cuidado ao lavar e secar é tão importante quanto o vamos fazer com uma roupa que rasgou, está com bolinhas ou desbotou. O que pensamos quando vemos um furo pequeno em uma blusa é jogar fora ou simplesmente não usar mais.
Nos tempos dos nossos avós, remendar e reutilizar era muito comum. Adotar esse hábito é algo que tem muito a ver com consumo sustentável do Slow Fashion.
Há espaço para a criatividade, mas quando não dá mais para concertar ou transformar a peça podemos dar uma outra utilidade a ela (doei algumas camisetas velhas para a limpeza da igreja). Outra boa ideia é usar aquele elástico da cintura da meia-calça preta rasgada como elástico para rabos-de-cavalo, ele não causa danos aos fios.

E se você estiver inspirada, porque não fazer compras em um brechó? Aqui em minha cidade tem um brechó Paroquial que já comprei casaquinhos jeans por três reais e blusinhas boas e algumas com etiqueta por até cinco reais. Existem peças que são atemporais, por isso vá nos grupos de desapegos, nos brechós da liga de combate ao câncer, nas igrejas e ONGs. 


App Enjoei envia pra todo o Brasil via Correios;
Fiz minha lojinha pra desapegar e comprar lá.


Quem garimpa consegue ótimas coisas com precinho lá embaixo, e ainda ajuda a sociedade e o meio ambiente. Também pode renovar o guarda roupas de alguém vendendo as suas por um preço bacana, ou até mesmo simbólico. O que vale é não acumular o que você não usa. Doando à essas instituições de caridade que possuem brechó ajudamos elas a pagarem as contas. Eu uso muito todas as minhas roupas, quando faço a limpa no guarda-roupa divido os descartes em sessões: Enjoei para as roupas melhorzinhas, ONGs para as roupas que estão boas mas mais batidas e o que não é mais possível usar eu levo para o cesto de descarte da Renner.

Aproveite o sol

Vitamina D 💛
Moramos em um país tropical e temos boa parte dos dias ensolarados e com bom tempo para secar a roupa naturalmente, no varal, como nossos avós. Utilizando menos a secadora, diminuímos o gasto com energia. Além de ser bom para o nosso bolso, também é bom para o meio ambiente, pois reduzimos nosso impacto sobre ele. De forma geral, tente ser mais consciente a respeito do usos de seus eletrodomésticos.

Utilize as coisas até que elas se acabem

Nossos avós não trocavam de TV, ou hoje em dia, o celular, assim como trocamos de camiseta. Eles usavam até todos “pifarem”. É esse pensamento que devemos ter. Comprar menos e utilizar até quando puder. Assim você não estará contribuindo para aumentar o tamanho de nossos aterros.

Recorra à cozinha na faxina

Nossos avós encontravam na cozinha soluções para a sujeira. Recorriam muitas vezes ao fermento (bicarbonato de sódio) e ao velho conhecido vinagre. Esses tipos de produtos agridem muito menos a natureza, e são tão eficientes quanto. Se você procurar na internet vai achar vááárias receitas pra tudo! Uso muito bicarbonato com vinagre de álcool na limpeza do banheiro e onde costuma dar mofo, ele não tira as manchas das roupas, mas clareia o banheiro e mata tudo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...