SLOW FASHION: Armário cápsula e Coloração Pessoal


O diabo vesta Prada

Toda mulher já passou pela experiência de abrir o armário, olhar e pensar que não tem nada para vestir, não é mesmo? 

Isso não acontece por falta de roupas, e sim, porque não sabemos combinar as roupas que já temos. Para nos ajudar a lidar com esse problema, surgiu o conceito do armário-cápsula, ou Capsule Wardrobe.

Armário-cápsula é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para vestir durante um tempo determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes.

Porém, esse conceito só veio a ficar famoso em 1985, quando a estilista Donna Karan lançou uma coleção de apenas sete peças que se complementavam e colocavam em prática o conceito.
Depois da sua popularidade, começou a surgir diversas ideias de armário cápsula, como o Project 333, que propõe a montagem de um guarda-roupa de 33 peças para ser utilizado durante 3 meses e adaptações


1. Organize tudo

Tem um tempo livre... oportunidade perfeita para você fazer aquela arrumação no armário e ver o que tem lá dentro. Pode acreditar, este é sempre o melhor jeito de não passar perrengue na hora na pressa (que atire a primeira peça quem nunca enlouqueceu procurando uma roupa). A lógica do "o que não é visto não é lembrado" funciona súper aqui. Se estiver a fim de ser muuuito organizada divida tudo por peça e por cor.

Reorganizo a cada estação e sempre tem algo pra doar, vender ou reciclar. É tipo terapia inversa, a gente limpa por fora e acaba meio que se organizando por dentro. #ficadica


Prefira dobrar as roupas a enrolá-las (Foto: Domus Organizzare/ Divulgação)

As mudanças de estações envolvem, além da troca das roupas, a organização dos armários. Rosângela Campos, que é especialista em técnicas e práticas de organização que simplificam as rotinas e otimizam os espaços.

"Quando a gente ensina nos cursos como organizar, entendemos que podemos usar todas as roupas, de inverno e verão, no mesmo ambiente utilizando a dobra apropriada e colocando as roupas nos lugares certos. Mantendo regras no armário, não há necessidade de arrumar as roupas em todos os meses e esporadicamente fazendo pequenas modificações nas mudanças de estações. Também não existe móvel pequeno e sim, mal organizado".

➡Para organizar o armário é preciso entender o que se usa mais para deixar essas peças sempre à mão (assim, não é preciso bagunçar)


➡O cabide é um local privilegiado para as roupas e ele deve guardar aquelas que são mais usadas.

➡Adora o vestido de festa, mas usa a cada cinco anos? O melhor é colocá-lo no maleiro.

➡Crie setores dentro do armário: calças, roupas intimas, blusões, vestidos. A ordenação é feita pelo setor e, depois, por cor. A prioridade é decidir pelo tipo de roupa e pelas vezes que se usa elas.

➡Blusas de alcinha devem sempre estar a mão, pois ela pode ser usada tanto no inverno, com um casaco, quanto no verão. Roupas como blusões, porém, que são usadas apenas em uma estação específica, devem ficar em uma parte mais elevada do armário.

➡Erro comum na troca da estação é levar os cobertores para a lavanderia e depois guardá-los em sacos plásticos. O guarda-roupa é úmido e o saco plástico segura a umidade. A solução é substituir os de plástico por TNT, enrolando o material nas peças.

➡Cuidados com peças de lã: para proteger as roupas dos insetos, a solução é colocar dois sachês com pimenta do reino dentro de cada divisória do guarda-roupa.



➡Antes de fazer a mudança das roupas de inverno, é importante colocá-las para secar, por mais que esteja calor. O melhor a se fazer é ligar uma estufa com vento seco e quente, abrir as portas do armário e deixar ligado por uma hora. Além de tirar o cheiro de umidade, o vento seca o móvel completamente.

➡Uma dica preciosa: guarde as mantas grossas de inverno dentro de uma capa de almofada. Além de liberar espaço, ainda tem uma super almofada para decorar a casa.

2. Desapegue

Não tenha receio de tirar aquilo que você não usa faz tempo, passou uma estação e você não usou? Não se iluda, na próxima não vai usar... Existe um truque que ajuda bastante nesta seleção: coloque todos os cabides com os ganchos para o mesmo lado. Depois de usar a peça, inverta a posição do gancho. Após um ano, por exemplo, dá para saber direitinho o que você esqueceu no armário. Que tal se desfazer destas roupas? A liga contra câncer de mama, as igrejas, e outras instituições tem sua renda  auxiliar de seus brechós, e com certeza tem alguém que está precisando dessa peça que você nem usa mais.
Além do Market Place, ou velhos grupos de desapegos do Facebook e o Mercado Livre, tem o App Enjoei, você pode vender seu enjoos para qualquer parte do Brasil: você publica, uma porcentagem da sua venda fica com o aplicativo, o envio é pago pelo comprador e você só embala bonitinho e cola a etiqueta impressa que o Enjoei te manda por e-mail, depois disso só enviar pelos Correios, porque o valor do envio já foi pago. 

App Enjoei

3. Pense nas estações

Deixe a mão o que está na estação, então se a cada estação você reorganizar seu guarda-roupa sempre terá tudo a mão e não vai sentir que não tem nada pra vestir!

4. Fotografe muito!

Não, você não precisa fazer a it girl do Instagram (também pode 😁), mas fotografe seus looks. Aproveite o tempo livre e monte várias produções, aí é só criar uma espécie de lookbook no seu celular. Você vai olhando e pensando em outras combinações. Não tenha medo de experimentar. Teste até as peças que você pensa que nunca vão ficar bem: você pode acabar se surpreendendo.

As Patricinhas de Beverly Hills
Alguém cria um app inspirado nesse, please! 

5. Arrisque-se nas customizações.

Assim você renova seu armário sem gastar muito. Aquelas peças esquecidas do armário são perfeitas para isso. Corte, pinte, coloque aplicações. Pode levar a uma costureira ou se arriscar com as agulhas, caso não dê certo, não precisa se desesperar. Você não usava mesmo, lembra?


6. Compre certo nas liquidações

Não é por que está barato que tem que levar tudo. Paciência para garimpar continua sendo fundamental. Quando limitamos as peças, conseguimos otimizar as que temos.
Fazer compras em liquidações de inverno é mais fácil que no verão, já que temos menos modismos passageiros, mas o investimento é maior.

A sugestão é organizar o armário para verificar o que está faltando, fazer uma lista e só então sair em busca das liquidações. Outro truque é começar pelas lojas que mais curte, a promoção lá pode estar ótima e você já conhece os produtos e os preços reais.

Outra forma de garimpar é comprar clássicos em brechó, sempre tem roupas em bom estado, geralmente de boa qualidade com nome no mercado a preço de banana, como dizem. Você não só economiza pra comprar alguma peça bacana e atual, como ajuda a nossa terrinha a seguir girando mais um tempo. 

7. Acredite no poder dos acessórios

Eles transformam o look e, em geral, são mais baratos do que roupas. Não há camiseta branca básica que não fique estilosa com colares, pulseiras ou brincos poderosos. Não se esqueça dos acessórios de cabelo, também lenços, bonés, chapéus, óculos (grau e sol), lenços e, claro, sapatos. Acessórios poderosos são responsáveis por boa parte de um look.

Gossip Girl

8.Lembre do seu armário na hora das compras

De que adianta investir em uma roupa linda que só funciona com uma ou duas peças do seu armário? Pense nas combinações que você consegue fazer. Quanto mais, melhor! Se tiver aquele lookbook no celular fica tudo mais fácil.
E evitar fazer tantas compras por impulso. Claro que sempre encontramos a "roupa dos sonhos" nessa enxurrada de imagens que vemos no dia a dia, mas é preciso analisar se ela realmente vale à pena, quando e onde usar e se é uma moda que sairá de cena em breve. Também recomendo visitar várias lojas antes de tirar o cartão da bolsa. Agir depois de pensar e analisar, evita essas compras por impulso, conta no vermelho e armário abarrotado de peças que não sabemos como usar.



9. Equilibre seus looks

Defina um esquema de cores: cores neutras combinam melhor entre si. Cores como azul marinho, nude, marrom café e tons de cinza costumam combinar com tudo. Depois de escolher as peças básicas, coloque alguns itens de cores mais vibrantes

Temos aplicativos de coloração pessoal, e muito conteúdo na Internet pra você aprender o basico e tentar chegar mais perto da sua cartela de cores pessoal. Temos nas Personal Stylist uma aliada nesse processo, mas nem todo mundo consegue investir em uma consultoria (sei o mundo em que vivemos). 

Usei o aplicativo colorwiseme para saber minhas cores, e ja foi um norte pra sair do preto e branco, cores que combinavam comigo e eu nem sabia, achava que P&B valorizava todo mundo #sqn. 
Abaixo eu fiz uma montagem teste para confirmar perguntando pro meu marido o que vou perguntar pra vocês, só pra você ter uma noção de como funciona. Observe qual foto iluminou mais meu rosto e qual eu fiquei com mais olheiras? A que eu fiquei mais iluminada faz parte da minha cartela de cores. 

Base de imagem Pinterest

Eu pesquisei o assunto, curiosa fiz as minhas fotos em preto e branco (de cara lavada sem absolutamente NADA - nem hidratante) para verificar meu nivel de contraste, não precisei isolar o cabelo com pano cinza porque a cor é natural. Listras e bolinhas e estampas de alto contraste combinam melhor com distâncias superiores a 5 níveis, quanto menor o seu contraste, menor deve ser o contraste das suas estampas. 
Não faça nem a fashion victim, nem aquela que foge de qualquer tendência. O lance é equilibrar as duas coisas. Para isso tenha padrões e formas clássicas: sempre vai existir uma estampa da moda, porém as atemporais são um norte na primeira escolha. Essas são as que devem ser priorizadas na hora de montar um armário cápsula funcional. 

Montagem de Contraste 
para escolher as estampas certas. 

Para ajudar, faça uma wishlist (escrita mesmo) e tente balancear suas compras. Aposte nas roupas básicas com acessórios trend alert.

10. Coloque suas BFFs no jogo

Converse com suas amigas e façam uma faxina no armário e desapeguem do que não usa a mais de um ano, façam as novas combinações de looks, fotografem muito. Fora que duas cabeças pensam melhor que uma, ou mais... E vamos combinar que um encontrinho com as as amigas é super bem-vindo! E rola aquele café que estão marcando faz tempo que eu sei, aqui também... Alguns cafés agendados faz mó tempão! 

Meninas Malvadas

Fontes: Pinterest, Revista Capricho, Patrola e WeFashionTrends

Xoxo 

Edit: 2020.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...