Existe uma forma correta de ler a Bíblia?




Existem várias formas de ler a Bíblia, falo isso pois já fui a menina que lia e não entendia nada.

Naquela época as versões existentes eram mais difíceis de compreender, como a ARA e ARC (versões Almeidas tradicionais).

Hoje temos uma infinidade de opções, inclusive no celular, como o App @youversionpt

Hoje eu leio a NVT, por vezes uso o aplicativo para comparar as versões e ver as interpretações, já que o entendimento das mais modernas é mais fácil, mas as mais tradicionais procuram traduzir palavra por palavra.

Não existe uma melhor ou pior, apenas versões de linguagem diferentes.

O mais importante é a forma de ler, não só a interpretação. Comece sempre pelo Novo Testamento, você precisa conhecer a Jesus primeiro.

Se você está começando agora a ler a Bíblia, recomendo conhecer a Jesus primeiro, isso pode ser pelo livro de João, depois leia Marcos, por fim a parte mais histórica de Mateus e Lucas. Depois leia Atos, conheça a essência da igreja e a pessoa do Espírito Santo

Romanos que é o guia base do Evangelho para as igrejas do mundo.

Só então você deve começar a ler Salmos, Provérbios, Eclesiastes e as cartas de Paulo. Apenas depois disso você poderá ver Jesus no Antigo Testamento, em cada detalhe, e como o Espírito repousava sobre cada escolhido. 

Outra coisa importante é a forma de leitura, você pode primeiro fazer uma leitura corrida mesmo, com atenção claro, marcando as partes importantes. Pois assim você não vai tirar nada do contexto, e respeitar a história e a quem foi dirigida cada palavra, e porquê.

Posteriormente, quando já tiver compreendido o contexto histórico, você poderá ir naquelas notas de referência cruzada. Nelas você encontrará algumas referências que trarão um novo significado a sua leitura.

Cada vez que você ler, estando na companhia do Espírito Santo, até a visita ao dicionário trará um novo sentido, mais profundo, quanto mais aos originais na Bíblia Strong.

Imagine que cada vez que você ler o Espírito Santo está renovando a sua mente, ressignificando coisas, transformando você à imagem e semelhança de Cristo, para que possamos atingir a maturidade em Deus e receber aquilo que está disponível a nós.


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...