CABELO SAUDÁVEL: Cronograma Capilar, No poo, Low poo, Pre poo, Umectação e Co Wash.

Esses dias pensando sobre o que postar, lembrei das minhas experiências nos meus dois anos de low poo e os aprendizados sobre cronograma capilar e resolvi simplificar pra quem ainda não pegou "o jeito da coisa". É pra lisas, cacheadas, indecisas, encaracoladas, crespas, alisadas... É conhecimento purinho e simples. 

Simplinho porque sou dessas: praticidade é quase meu sobrenome. Eu disse quase, porque tem processos que não abro mão, são necessários para nosso desenvolvimento. 


Pre Poo Salvador: receitinha no final do post e nos meus Destaques


Gosto de tirar um tempo pra cuidar de mim, mas hoje em dia o tempo que temos passa tão rápido que não dá pra desperdiçar e são nossas decisões diárias que mudam nosso amanhã. #jáficaadica

Dito isso, vamos ao nosso assunto:

Cronograma capilar é uma técnica de tratamento para os seus cabelos, inicialmente você pode pegar tipos de cronogramas em apps ou planners prontos na internet. Com o passar do tempo, se você observar, vai perceber que seu cabelo vai "dizer" do que está precisando, se está Ok! Se só condicionador dá conta naquele dia, ou se está seco, danificado, emborrachado, poroso, ou ainda, se está saturado. Como assim saturado? Sim, seu cabelo, às vezes, precisa é de um antirresíduos pra tirar todo o excesso de produtos que você usa, se usa demais o cabelo também reclama. Equilíbrio é o há! 

Pra escolher esses planners mensais você pode fazer o teste fio de cabelo imerso em água: coloque um fio de cabelo completamente imerso em um recipiente transparente com bastante água, deixe uns cinco minutos e observe. Se ele boiar você faz um cronograma leve, com foco na hidratação, se ficar no meio é porque seu cabelo está seco, então precisa de nutrição, e se afundar a probabilidade dele estar poroso, quebradiço e elástico/borrachudo é enorme, então vai ter um tratamento com mais reconstrução.


Hidratação, nutrição e reconstrução? Pra quê? E qual a diferença? 🤔

Talvez você não saiba, mas seu cabelo precisa de vários nutrientes pra ficar bonito, por isso inventam tanta novidade no mercado, a cada seis meses "diga-se de passagem"... Muita coisa a gente não precisa, mas aliar a tecnologia aos conhecimentos antigos da nossa natureza é a melhor parte disso tudo.

Hidratação é você colocar água pra dentro do seu cabelo, por isso o Bepantol líquido, a glicerina, mel, um supercondicionador de 1 min ou um creme de potão multiuso cumpre super bem esse papel. E melhor! Quanto mais água você bebe, mais ele fica hidratado de dentro para fora. Já calculou quanto você precisa beber de água por dia? Vai lá no post 20kg a menos na consciência que eu te conto 😉. 


Meu Story no Insta

Nutrição é repor os óleos bons que seu cabelo perde, por exemplo meu cabelo é misto, isso significa que é oleoso na raiz e seco nas pontas, porque a oleosidade natural não desce pelo fio, mas quando um cabelo é bem cuidado ele começa a ficar mais perto de um cabelo "normal", ou seja equilibrado. Para nutrir o cabelo podemos usar uma máscara de nutrição, ou também batizar a seu creme de pote com óleos do bem: coco, oliva, rícino, jojoba, tutano, etc. Minha tia usava tutano natural, porque morávamos no interior, era super comum em dia de abate pegar as patas do boi e por no forno só para tirar o óleo de tutano pra usar no cabelo. #madeinroça ✌🏻

Reconstrução é repor a massa perdida do fio, seja por algum produto químico ou excesso de limpeza, por isso que o shampoo antirresíduos e o johnson's amarelinho não podem ser usados com frequência no cabelo, uma vez no mês já está de bom tamanho, ok? Para repor a massa perdida precIsamos de proteínas e aminoácidos, como queratina, biotina, essas coisas com "ina", então se você usar ovo ou gelatina pra batizar seu creme de pote já dá super, poréeeem, se a senhorita teve problemas mais sérios vai precisar de queratina ou alguma máscara de reconstrução potente, maaas já aviso que o cabelo fica rígido depois da reconstrução, é normal, porque ele "engorda", por isso que é preciso avaliar se ele realmente está precisando. Por isso eu faço umas duas vezes no mês, e intercalo com uma umectação: programa de fim de semana 💕


E a tal da Umectação e do Co Wash? 

Umectação serve para baixar os frizz e repõe o óleo de forma mais direta, promovendo uma hidratação mais intensa, pode ser feito uma vez no mês, pra não correr o risco de saturá-lo. 

Você pode fazer no cabelo todo com azeite de oliva extra virgem prensado a frio ou óleo de coco natural com um pouquinho de óleo de rícino, já no couro cabeludo só o óleo de rícino espalhado pelos dedos em forma de massagem, oxigena a raiz e faz o cabelo crescer mais forte e mais rápido. Pra retirar o óleo do cabelo eu uso um método conhecido como UCPE, em que você faz a primeira lavagem com um creme de Co Wash e depois lava normal.


Meu Story no Insta


Co Wash já é uma hidratação de chuveiro, que você pode fazer nos momentos de emergência ou quando seu cabelo estiver sensibilizado por algum motivo, como depois de um dia de mar ou piscina, ou uma vez no mês dentro do seu cronograma, ou ainda depois de alguma coisa que tenha dado errado e você p r e c i s a lavar o cabelo sem danificar. Pode ser feito com um creme de potão 2 em 1 pra seu tipo de cabelo ou até um Yamasterol amarelinho da vida. O segredo é esfregar a cabeça com os dedos, nada de unhas, apenas esfregue do jeito que a sua mãe fazia 🤭


E pra finalizar, meu favorito: Pré Poo! Que que é isso Xesuis? 

Pra quem não sabe, é fazer a sua hidratação do cronograma antes de lavar o cabelo, os famosos e antigos banhos de creme das vovós e titias de plantão. #soudessas✌🏻😂

Meu Story no Insta

Faz as suas misturas com ingredientes naturais, aplica no cabelo, mecha a mecha, como tudo que você passa na faze cremosa da lavagem, e deixa uns 40 min pelo menos no cabelo antes de lavar, eu deixo cerca de uma hora, as vezes até mais, se "tô de boa" aplico e vou assistir uma série 🤫🤭

📍Tem umas receitas no post Dicas da Vovó: produtinhos clássicos e DIY natureba. 

Caso seu cabelo esteja pela-hora-da-morte ou se você fez algo que deu errado, por favor, concerte com uma cabeleireira boa! Faça uma reconstrução de salão de vez quando, corte de três em três meses, na lua minguante dizia minha vó. Cuide dos seus cabelinhos com todo amor, ele é parte de você 💕

Meu cabelo é virgem hoje em dia, tirei toda a progressiva, usei apenas low poo por dois anos e descobri que meu cabelo gosta de sulfato (me julguem 💁🏻‍♀️), também descobri que ele é quem decide do que precisa, se eu faço coisas demais ou de menos ele já fica todo ouriçado, porque eu não uso mais  petrolatos, conservantes, e essas coisas que "maquiam" a saúde do cabelo. Procuro usar essas técnicas  que eu falei pra vocês, coisas que contém ingredientes mais naturais aliados a uma tecnologia pensada pro meu cabelo.



Prometo que estou tentando fazer posts mais curtos, mas as informações são bem específicas, então trago o que aprendi de forma mais objetiva possível.

Espero que tenha ajudado 💜

Beijos da uma blogueira raiz,

Xoxo 😘😘😘

Ficou com dúvida, comenta aqui em baixo👇🏼

Aproveita e já manda esse post pra sua amiga que vive dando problema com o cabelo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...