Cuide-se bem: day spa à prova de erros.

Um spa caseiro pode ser muito agradável, mas também requer muita atenção. "Os cuidados com a beleza feitos em casa são importantes, mas, sem a devida atenção aos pequenos detalhes, o resultado pode ser um desastre", explica a dermatologista Fabiana Wanick, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 
Você não precisa abandonar esses velhos hábitos - basta fazê-los com a devida orientação.





Um banho quente cheio de espuma

A água quentinha e relaxante e a sensação de pele fresquinha. Um banho cheio de espuma é uma delícia, mas a pele pode sofrer com o exagero. Horas de molho na água quente podem prejudicar a hidratação. A dermatologista Fabiana Wanick, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que o excesso de sabonete e a água quente retiram a camada natural de gordura da pele, deixando-a ressecada. A especialista dá a sugestão para quem não quer abrir mão do banho de banheira: "Opte pela temperatura morna da água, use óleos próprios para a banheira, que criam uma barreira na pele e diminuem a desidratação, e não exagere na quantidade de sabonete". Quando sair do banho, aplique o hidratante no corpo para repor a água na pele.

Finalizadores para os cabelos

Cachos perfeitos ou fios lisos cheios de volume. O mousse, spray, pomada e afins podem te ajudar a conseguir os mais variados efeitos nos cabelos. Mas o que pouca gente sabe é que, além de ser difícil de retirar durante a lavagem, o produto retira a oleosidade natural do cabelo, contribuindo para o ressecamento. Mas se você não vive sem a dica da dermatologista Fabiana é fazer hidratações frequentes e lavar o cabelo uma vez por semana, ou a cada 15 dias, com um xampu antiresíduos, que vai ajudar a retirar o que restou nas madeixas. Para fazer essa limpeza com hidratação eu usava a Queravit da Bio Extratus.

Rímel à prova d'água

Ele deixa os cílios lindos, curvos e imunes a qualquer sinal de umidade. Mas na hora de tirar o rímel à prova d'água ele vira uma verdadeira tragédia: a máscara gruda nos cílios, que podem até acabar quebrando. Antes de atirar esse item da maquiagem pela janela, veja o que a dermatologista Fabiana Wanick diz sobre o produto: "O rímel à prova d'água não é agressivo aos cílios, mas a remoção precisa ser cuidadosa - seja delicada e use um algodão embebido em demaquilantes mais oleosos, como os bifásicos, para retirá-lo". 

Tônicos faciais à base de álcool

Na hora a sensação é de puro frescor, mas depois parece que a pele fica ainda mais oleosa. Você compartilha dessa sensação depois de usar um tônico facial? Pois saiba que a associação faz sentido. Fabiana Wanick explica que esse item limpa a pele com muita eficácia, removendo toda a oleosidade aparente. O problema é que a redução brusca de sebo na pele sinaliza às glândulas sebáceas que é preciso aumentar a produção de gordura, aumentando a oleosidade - o chamado efeito rebote. Para evitar essa consequência a dica da especialista é investir em composições com substâncias adstringentes, que controlam a ação das glândulas sebáceas, como o enxofre e o ácido salicílico.

Protetor solar em spray

Muito prático e rapidamente você já está protegido, certo? Nem sempre é assim. Fabiana Wanick explica que os protetores solares em spray não são tão eficientes quanto às loções mais cremosas, que precisam ser aplicadas com as mãos. Além disso, é difícil enxergar onde está passando o protetor solar em spray ou se a quantidade é a mais adequada, o que pode dificultar a aplicação do produto e acabar deixando manchas na pele. Opte pelos filtros tradicionais ou por aqueles em spray destinados ao público infantil - esses produtos são mais cremosos e, por isso, mais recomendados. Ou então, aplique o protetor nas áreas visíveis. 

Fios perfeitos com a chapinha

O dermatologista Cláudio Mutti, de São Paulo, conta que as pranchas para modelar acabam transferindo um calor muito grande aos fios. "As altas temperaturas acabam com a proteção natural do cabelo - composta por proteína e queratina - e as madeixas acabam quebradiças e ressecadas", conta. Para amenizar os danos aplique um leave-in termoativado nos fios ainda molhados, com silicone ou queratina. O uso desses produtos evita o frizz porque sela as cutículas do cabelo e diminui as agressões causadas pelo calor. Em seguida, seque os fios com o secador e com a ajuda de uma escova - passar a chapinha nos fios molhados destrói a fibra que dá estrutura aos fios, o resultado é um cabelo ressecado e com um aspecto queimado. 

Lixa para os pés

Ela deixa seus pés lisinhos e macios na hora, mas depois de alguns dias acaba piorando a situação - principalmente dos calcanhares, que ficam muito mais grossos. "Isso acontece porque a pele encara a lixa como uma agressão e acaba produzindo mais camadas de queratina para se proteger", explica Fabiana Wanick. Esse processo se torna cada vez mais rápido a cada vez que você lixa os pés. "A mulher que usava a lixa uma vez por mês passa a usar a cada 15 dias ou uma vez por semana, até o momento em que o processo tenha que ser diário - a pele aprende a se refazer cada vez mais rápido", explica a especialista. Ela recomenda o tratamento químico, com produtos próprios para amaciar a pele da região, e não retirá-la.

Esfoliação em excesso

Esfoliar a pele é bom e a deixa deliciosa, mas vá com calma. Fazê-lo em excesso aumenta a produção de óleo, o que propicia o surgimento de cravos – já que espalha bactérias. Uma alternativa mais suave é aplicar um creme ou gel com ácido glicólico três vezes por semana – isso vai renovar as camadas superficiais da pele.

Usar pincéis de maquiagem sujos

Se você acha esta uma dica boba, conheça as conseqüências de não lavar seus instrumentos: cores de maquiagem misturadas, poros entupidos e infecções bacterianas. A frequência de higienização deve ser uma vez a cada três semanas e a melhor opção é lavar os pincéis com um xampu neutro (se quiser, experimente aplicar condicionar para deixá-los macios). Enxague bem e deixe secar durante a noite.

Ignorar o colo e o pescoço


Cuidar da pele não para no queixo. O pescoço e o colo estão sempre expostos e raramente recebem o mesmo nível de hidratação e proteção do sol que o rosto. Mas anote: a pele nessas regiões é muito delicada e vulnerável ao fotoenvelhecimento. A solução é simples: na próxima vez que aplicar creme e protetor solar no rosto, estenda o tratamento até o decote!

Subestimar o protetor solar

A melhor forma de proteger a pele de rugas e manchas é abusar do protetor solar, com fator mínimo de 30. Pode parecer inútil agora, mas você vai agradecer imensamente no futuro e ver que o esforço valeu a pena. Vamos às dicas: fórmulas que protegem dos raios UVA e UVB têm maior duração. Aplique a quantidade de uma colher de sopa no rosto e cubra toda a extensão do corpo que ficar exposta. Nos dias de trabalho, reaplique na hora de voltar para casa, se o dia ainda estivar claro – mesmo se não for sair do carro. Se passar o dia em lugares externos, reaplique o produto a cada duas horas.

Malhar o rosto

Com benefícios comprovados, exercitar os músculos do rosto enrijecem o tônus, evitando rugas, flacidez e marcas de expressão. Para isso, basta praticar simples atividades de forma regular. Estudos apontam que os resultados já aparecem em torno de três meses de prática.
Vale lembrar que as caretas estão liberadas para garantir uma dose de diversão.
the only way is aesthetics


Veja alguns movimentos:  


- Pressione, de leve, os dedos indicador e médio no canto externo dos olhos. Puxando levemente, abra os olhos.

- Com os olhos fechados, ponha o dedo indicador no canto externo e o anular no canto interno, tentando abrir os olhos. Esse movimento fortalece a musculatura da pálpebra superior.

- Para amenizar as linhas de expressão, pratique massagem desde o meio da testa, entre os olhos, em direção aos lados, com as palmas das mãos em movimentos circulares.

- Coloque os polegares na parte interna do lábio superior, tentando fechar a boca. Repita o processo com os dedos indicadores no lábio inferior.

Cada movimento deve ser repetido dez vezes.

Referências: GNT, UOL e Minha Vida.

Edit: Maio, 2020.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...